Levantamento fitossociológico comparativo entre sistema agroflorestal multiestrato e capoeiras como ferramenta para a execução da reserva legal

Autores

  • Luís Cláudio Maranhão Froufe Embrapa Florestas
  • Carlos Eduardo Sícoli Seoane Embrapa Florestas

Palavras-chave:

Código Florestal Brasileiro, Fitossociologia, Floresta Ombrófila Densa Atlântica, SAF

Resumo

A reserva legal (RL), normatizada pelo Novo Código Florestal,  Lei 4.771/65, vem sendo alvo de críticas, desde sua criação,  sobretudo sob a alegação de que interfere nos processos   produtivos da propriedade rural e apresenta dificuldade na sua  execução. Os sistemas agroflorestais (SAF) multiestrato são práticas de manejo conservacionista do solo já aceitos pela legislação brasileira como uma alternativa técnica para a execução da RL. Este trabalho teve por objetivo avaliar a composição florística e a fitossociologia de SAF e de capoeiras em diferentes estágios de sucessão, em propriedades rurais da região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo. Os  resultados demonstram que o SAF multiestrato comporta  número e diversidade de espécies similares às capoeiras,  atendendo aos pré-requisitos legais mínimos para utilização na  recuperação e manejo da RL. Também foi observado o ressurgimento de diversas espécies nativas na regeneração natural, corroborando o potencial de utilização desses SAF nos processos de restauração de ecossistemas degradados. Apesar disso, estes sistemas agroflorestais carecem de melhorias em seu manejo silvicultural para propiciar a produção florestal pretendida pelos agricultores, bem como sua sustentabilidade.

doi: 10.4336/2011.pfb.31.67.203

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-08-2011

Como Citar

FROUFE, Luís Cláudio Maranhão; SEOANE, Carlos Eduardo Sícoli. Levantamento fitossociológico comparativo entre sistema agroflorestal multiestrato e capoeiras como ferramenta para a execução da reserva legal. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 203, 2011. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/181. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.