Efeitos da Correção de Dados na Redução da Heterogeneidade das Variâncias Genética, Ambiental e Fenotípica em Testes de Progênies de Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden

Autores

  • José Elidney Pinto Júnior Embrapa Florestas
  • José Alfredo Sturion Embrapa Florestas
  • Marcos Deon Vilela de Resende Embrapa Florestas
  • Pedro Ronzelli Júnior Setor de Ciências Agrárias da UFPR

Palavras-chave:

genética quantitativa, heterogeneidade de variâncias, melhoramento de eucalipto, predição de valores genéticos, REML/BLUP.

Resumo

O objetivo do trabalho foi comparar duas formas de correção ou padronização de dados de crescimento de plantas e avaliar a sua eficiência na redução da heterogeneidade das variâncias genética, ambiental e fenotípica presentes em testes de progênies de Eucalyptus grandis W. ex Maiden. Cinqüenta e três progênies de três procedências australianas foram testadas nos municípios paulistas de Mogi Guaçu, Boa Esperança do Sul e Caçapava, sob delineamento de blocos de famílias compactadas, com número de repetições variáveis por local e parcelas lineares de seis plantas cada, no espaçamento de 3 m x 2 m. O programa computacional SELEGEN-REML/BLUP foi utilizado para as análises  genéticas e identificação dos melhores indivíduos e progênies para compor uma população de melhoramento e seu respectivo uso em pomares de sementes por mudas ou clonais. A correção de dados efetuada pela razão (hi/him) entre a raiz quadrada da herdabilidade no local i e a média das raízes quadradas das herdabilidades, considerando a análise conjunta de locais, apresentou maior eficiência quando comparada à não correção ou correção de dados feita pelo desvio padrão fenotípico ( f sˆ), usualmente empregado. Adicionalmente, os resultados das análises conjuntas de locais confirmaram que ganhos de alta magnitude podem ser obtidos para o crescimento em diâmetro, com a seleção de indivíduos baseada nos seus valores genéticos, tanto pelo desbaste dos testes, transformando-os opcionalmente em pomares de sementes por mudas, como por meio da propagação vegetativa dos melhores indivíduos para um pomar clonal de sementes. Em função dos valores obtidos para a correlação genética entre os locais, uma única População Selecionada e um único Pomar Clonal de Sementes podem ser estabelecidos ao atendimento de regiões representativas dos três locais experimentais testados, implicando em economia de tempo e recursos. A variabilidade genética presente foi representada pelos valores moderados obtidos de herdabilidade individual, no sentido restrito, para o crescimento em diâmetro à altura do peito (DAP), nos três locais estudados. A adoção de estratégias e critérios propostos à seleção permitirá compor uma População Selecionada com duzentos indivíduos de maiores valores genéticos, com número efetivo de progênies adequado, propiciando ganhos para DAP entre 12,89% a 24,33%, em relação à média experimental, no estabelecimento de um Pomar de Sementes por Mudas. A seleção dos vinte indivíduos com os maiores valores genéticos aditivos, para o estabelecimento de um Pomar Clonal de Sementes, poderá propiciar ganhos para DAP entre 17,18% e 50,95%, em relação à média experimental. Por sua vez, a seleção dos vinte melhores indivíduos, com os maiores valores genotípicos, para o estabelecimento de um Jardim Clonal, poderá propiciar ganhos para DAP entre 22,40% a 82,16%, em relação à média experimental, para as plantações clonais resultantes do material selecionado em questão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PINTO JÚNIOR, José Elidney; STURION, José Alfredo; RESENDE, Marcos Deon Vilela de; RONZELLI JÚNIOR, Pedro. Efeitos da Correção de Dados na Redução da Heterogeneidade das Variâncias Genética, Ambiental e Fenotípica em Testes de Progênies de Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 51, p. 75, 2011. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/228. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.