Seleção de progênies de erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hill.) para a produtividade, estabilidade e adaptabilidade temporal de massa foliar

Autores

  • José Alfredo Sturion Embrapa Florestas
  • Marcos Deon Vilela de Resende Embrapa Florestas

Palavras-chave:

Melhoramento genético da erva-mate, seleção genética, interação genótipo x safras

Resumo

O presente trabalho teve por objetivos selecionar progênies de erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.)  em Ivaí - PR, simultaneamente para estabilidade, adaptabilidade e produtividade de massa foliar,  colhidas em três safras, com base na média harmônica a performance relativa dos valores genéticos (MHPRVG), adicionalmente, comparar os resultados  com aqueles obtidos pelos métodos de Annicchiarico e  de Lin & Binns. O material genético consistiu de 25  progênies de meios-irmãos plantadas no delineamento  de blocos ao acaso, com dez repetições  e parcelas lineares de seis plantas no espaçamento de  3m x 2m. O peso de folhas foi avaliado, por árvore,  aos dois, quatro e seis anos após o plantio. Houve  uma alteração no ordenamento das progênies para a produção de massa foliar ao longo das safras. Os  métodos de Annicchiarico, Lin & Binns e MHPRVG  selecionaram, praticamente, as mesmas progênies para os três atributos considerados. Contudo, o método  HPRVG apresenta a vantagem de fornecer  resultados na própria escala e medição do caráter, os quais podem ser interpretados diretamente como  valores genéticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

STURION, José Alfredo; RESENDE, Marcos Deon Vilela de. Seleção de progênies de erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hill.) para a produtividade, estabilidade e adaptabilidade temporal de massa foliar. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 50, p. 37, 2011. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/239. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.