Modelagem do crescimento e de biomassa individual de Pinus

Autores

  • Ana Beatriz Schikowski Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais
  • Ana Paula Dalla Corte Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais
  • Carlos Roberto Sanquetta Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais

DOI:

https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.75.503

Palavras-chave:

Peso seco, Estimativa, Compartimentos

Resumo

Este estudo tem como objetivo testar modelos matemáticos para estimativas de biomassa de diferentes compartimentos de Pinus spp., a partir de variáveis de fácil mensuração. Os dados utilizados são provenientes de plantios localizados no centro sul do estado do Paraná. Foram utilizados dados de peso seco total e parcial de 35 árvores de Pinus spp., obtidos por meio do método destrutivo direto. De cada árvore amostrada foram medidos também o CAP (circunferência à altura do peito) e a altura total. Os modelos para estimativa de biomassa de folhagem não apresentaram bom desempenho, verificado pelos indicadores de ajuste. Entretanto, para os compartimentos: galhos, raízes, casca, fuste e para biomassa total, os ajustes apresentaram elevados valores de R² e baixos valores de Syx%. O modelo de crescimento de Richards obteve melhor desempenho que os demais testados para a estimativa da biomassa total.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Schikowski, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais

Graduanda em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é estagiária do Laboratório de Inventário Florestal, atuando como monitora da disciplina de Inventário de biomassa e Carbono em ecossistema florestal. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Ana Paula Dalla Corte, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2003), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2010). É professor adjunto I na UFPR, ministrando disciplinas na área de concentração de manejo florestal, especificamente em: inventário florestal, planejamento de inventários florestais, avaliação e pericia de imóveis rurais e inventário e quantificação de biomassa em ecossistemas florestais. É professor em cursos de pós-graduação lato sensu da área ambiental e florestal, sendo: Pós-Graduação em Gestão Florestal, Pós em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Gestão Corporativa de Carbono e MBA Internacional em Gestão Ambiental. Atua também em pesquisas nas áreas de: quantificação e levantamentos de estoques de carbono na biomassa florestal, inventário florestal, manejo florestal, sistemas de informações geográficas, sensoriamento remoto e outras geotecnologias aplicadas a gestão florestal e ambiental. Atua no centro de excelência em pesquisas sobre fixação de carbono na biomassa (BIOFIX-UFPR-Cenpes-Petrobras). Possui 5 livros publicados e 1 capitulo de livro. Possui mais de 30 artigos científicos publicados em revistas indexadas nacionais e internacionais. Participou de mais de 100 trabalhos técnicos na área de meio ambiente e engenharia florestal.

Carlos Roberto Sanquetta, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais

Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1985), concluiu o mestrado em Manejo Florestal pela UFPR (1990) e cursou também o mestrado em Silvicultura e Ecologia pela Ehime University, Japão (1990). Possui doutorado em Ecologia e Manejo de Recursos Florestais pela United Graduate School of Agricultural Sciences, Japão (1994), Possui pós-doutorado pela Japan Society for the Promotion of Science, Japão (1995) em Manejo de Ecossistemas. Atualmente é professor associado II da UFPR, lotado no Departamento de Ciências Florestais. Pesquisador nível I-A do CNPq. Professor convidado de diversas instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC e especialista da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas - UNFCCC.

Downloads

Publicado

30-09-2013

Como Citar

SCHIKOWSKI, Ana Beatriz; CORTE, Ana Paula Dalla; SANQUETTA, Carlos Roberto. Modelagem do crescimento e de biomassa individual de Pinus. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 269–278, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.75.503. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/503. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.