Açaí da Amazônia como corante de fungos micorrízicos arbusculares

Autores

  • Aline Lourdes Martins Silva Universidade Federal do Pará.
  • Marcos Diones Ferreira Santana Universidade Federal do Pará.
  • John César de Jesus Pereira Universidade Federal do Pará.
  • Milena Pupo Raimam Universidade do Estado do Pará.
  • Ulisses Brigatto Albino Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.84.798

Palavras-chave:

Corantes Naturais, Microbiologia do solo, Técnica

Resumo

A microscopia de Micorrizas Arbusculares requer coloração diferencial de estruturas típicas. Alguns corantes empregados, como Trypan Blue, oferecem riscos à saúde e ambiente. Corantes alternativos como tintas de caneta e anilina foram propostos, porém, com eficácia de coloração variável. Neste trabalho o descolorante de raízes KOH foi substituído por Soda Cáustica e foram testados os corantes naturais Açaí, Urucum e Açafrão, comparados a Trypan Blue e tintas de caneta. Houve diferença significativa entre os corantes quanto às estruturas micorrízicas coradas e qualidade de imagens fotografadas. Açaí foi considerado o melhor corante alternativo, com resultados similares ao Trypan Blue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Lourdes Martins Silva, Universidade Federal do Pará.

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas. Atualmente desenvolve pesquisa em microbiologia ambiental de forma voluntária na Faculdade de Ciências Biológicas da UFPA em Altamira - PA.

Marcos Diones Ferreira Santana, Universidade Federal do Pará.

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPA em Altamira, atualmente cursando mestrado em Botânica pelo Inpa.

John César de Jesus Pereira, Universidade Federal do Pará.

Professor de Língua Inglesa na Faculdade de Letras Modernas da Universidade Federal do Pará em Altamira - PA.

Milena Pupo Raimam, Universidade do Estado do Pará.

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, mestre em microbiologia. Professora de microbiologia na Faculdade de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará em Altamira - PA.

Ulisses Brigatto Albino, Universidade Federal do Pará.

Graduado em Ciências Biológicas, mestre em Microbiologia, Doutor em Agronomia. Professor de Microbiologia na Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará em Altamira - PA. Atualmente cursando Pós - Doutoramento na Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR.

Downloads

Publicado

31-12-2015

Como Citar

SILVA, Aline Lourdes Martins; SANTANA, Marcos Diones Ferreira; PEREIRA, John César de Jesus; RAIMAM, Milena Pupo; ALBINO, Ulisses Brigatto. Açaí da Amazônia como corante de fungos micorrízicos arbusculares. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 35, n. 84, p. 475–479, 2015. DOI: 10.4336/2015.pfb.35.84.798. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/798. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Notas Científicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.