Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) é editada pela Embrapa Florestas e adota a forma de publicação continua. Os manuscritos são publicados imediatamente após aprovação e edição, sendo reunidos em volume anual.

O título abreviado do periódico é Pesq. flor. bras.

Missão: promover a publicação de trabalhos inéditos resultantes de pesquisas com enfoque em temas florestais.

Os manuscritos originais podem ser submetidos como artigos, artigos de revisão ou notas científicas, em inglês ou português (preferencialmente em inglês), tendo como público alvo estudantes, pesquisadores e técnicos.

Atende o processo de revisão cega por pares e conta com colaboradores de diferentes instituições nacionais e internacionais.

Todos os manuscritos devem ser submetidos de forma eletrônica pela página < pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/>.

A PFB (ISSN 1983-2605) foi avaliada pelo QUALIS CAPES como B3 em Ciências Ambientais, Ciências Agrárias e Interdisciplinar (2015).

A PFB está indexada em: ASP / Ebsco, AGRIS, Agrobase / Binagre, BDPA, CABI Direct, CCN, CIRS, Diadorim, DOAJ, e.journals, Forestry Compendium, Genamics JournalSeek, Google Acadêmico, Journals for free, Latindex, Livre, Miar, Oasisbr, Portal da Capes, RCAAP, Road, Sabiia, Scilit e Redib.

 

Políticas de Seção

Artigos Científicos

 Seção principal da revista, para artigos originais e inéditos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Deve conter avaliações críticas da literatura sobre o tema.
O artigo deve apresentar nas considerações finais o posicionamento dos autores sobre o tema.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas Científicas

É um formato alternativo para descrever resultados de forma concisa.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisores

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Errata

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Orientações gerais

Os manuscritos serão enviados aos editores técnicos, para avaliação inicial. Será considerada a relevância científica, o ineditismo e o escopo da revista.

Na sequência será avaliada a adequação das referências quanto às normas da PFB e feita a verificação de plágio.

Considera-se que publicação de resumos e trabalhos acadêmicos (dissertações e teses) não ferem a originalidade e o ineditismo do manuscrito.

Considera-se plágio: publicação redundante (texto parcial ou integral publicado previamente), reciclagem de texto (seções de um mesmo texto em mais de uma publicação do mesmo autor, sem atribuição de autoria, também conhecido como autoplágio) e trechos literais ou similares sem citação.

Figuras não originais devem ser evitadas. Se essenciais, deve-se informar a fonte e encaminhar ao Editor a autorização de uso obtida junto ao detentor do direito patrimonial.

Após as avaliações iniciais os manuscritos seguem para avaliação por pares (às cegas), por pelo menos três revisores. Nesta etapa os revisores são orientados a informar caso haja conflito de interesses.
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Orientações revisores

Os revisores técnicos devem avaliar a qualidade técnica, o ineditismo e a relevância das contribuições científicas do manuscrito.

Os manuscritos devem apresentar:

  • Introdução objetiva e bem estruturada;
  • Objetivo claro e bem definido;
  • Metodologia objetiva e completa;
  • Analise estatística consistente e adequada;
  • Resultados de forma clara e objetiva;
  • Discussão dos resultados de forma critica e com argumentação lógica, com suporte de literatura cientifica;
  • Conclusões destacando o diferencial alcançado com o trabalho;
  • Referências suficientes e apropriadas.

Os revisores indicarão se o manuscrito será: 1) Aceito sem ajustes; 2) Aceito com pequenos ajustes; 3) Aceito somente após reformulação do manuscrito; 4) Rejeitado.

Uma contribuição pode ser considerada para publicação se tiver recebido pelo menos dois pareceres favoráveis no processo de avaliação.

Pareceres conflitantes serão analisados pelo comitê editorial para a emissão do parecer final. Caberá ao Editor Chefe a decisão final sobre o parecer do manuscrito. (Aprovado ou Rejeitado).

Os pareceres serão encaminhados aos autores para os devidos ajustes. Todas as recomendações não incorporadas deverão ser justificadas. Todos os questionamentos apresentados deverão ser respondidos.

Os manuscritos ajustados serão analisados pelos editores associados quanto às recomendações dos revisores. Caberá ao Editor Chefe a decisão final sobre o parecer do artigo (Aprovado ou Rejeitado).

 

Periodicidade

A revista Pesquisa Florestal Brasileira adota a forma de publicação continua. Os manuscritos são publicados imediatamente após aprovação e edição, sendo reunidos em volume anual.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Todo o conteúdo do periódico, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de Ética em Publicações

Alegações de má conduta, gerenciamento de conflitos quanto à autoria e contribuição, reclamações e recursos, pós-publicação, propriedade intelectual, conflitos de interesse, dados e reprodutibilidade, revisão por pares, supervisão ética e outros pertinentes a boas práticas éticas serão tratados de acordo com as Diretrizes e procedimentos do Comitê de Ética em Publicações (COPE).

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Alegações de má conduta

Inclui práticas de plágio, publicação redundante e falsificação de dados.

Suspeitas identificadas em quaisquer das etapas de avaliação do manuscrito, serão investigadas e, se confirmadas, implicarão na sua rejeição.

Suspeitas apontadas após a publicação serão investigadas e, se confirmadas, implicarão na retirada do artigo e publicação de nota de retratação.

Discordâncias, reclamações e apelações devem ser enviadas pelos autores ao Editor Chefe.

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Conflito de interesses

Tudo que possa comprometer a imparcialidade da avaliação do manuscrito.

Autores, editores e revisores devem registrar qualquer conflito de interesse.

Os autores devem indicar na Carta ao Editor.

Os editores devem indicar ao Comitê Editorial.

O revisor deve declarar a existência ou não de conflito de interesse. Após o acesso ao manuscrito deve comunicar ao Editor imediatamente, interrompendo o processo de avaliação.

 

Exemplos de conflito de interesses:

Pessoal ou acadêmico: relações de amizade, parentesco, concorrência e/ou inimizade entre os envolvidos.

Institucional: quando o processo de publicação pode ser facilitado ou dificultado em função da instituição onde foi realizado o estudo.

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Confidencialidade

Os revisores, editores e membros da equipe editorial devem respeitar a confidencialidade das informações contidas nos manuscritos submetidos, mesmo após a finalização da avaliação.

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Declaração de padrões éticos da Pesquisa Florestal Brasileira

 Saiba mais...

 

Indexação da revista

Indexação da revista Pesquisa Florestal Brasileira

Bases Dados Nacionais
Base de Dados da Pesquisa Agropecuária – BDPA
Instituição: Embrapa
URL:http://www.bdpa.cnptia.embrapa.br/

Binagre / Agrobase
Instituição: Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
URL http://www.agricultura.gov.br/biblioteca

 

Bases Dados Internacionais
Academic Search Premier – ASP
Instituição: Ebsco
URL: http://www.ebscohost.com/academic/academic-search-premier

CABI Direct
Instituição: CAB International
URL: https://www.cabdirect.org/cabdirect

Forestry Compendium
Instituição: CAB Publisching
URL: http://www.cabi.org.ez103.periodicos.capes.gov.br/fc/

International Information System for the Agricultural Sciences and Technology – AGRIS
Instituição: Food and Agriculture Organization of the United Nations – FAO
URL: http://agris.fao.org/


Catálogo e Diretórios de periódicos
Catálogo Coletivo
Nacional – CCN
Instituição: Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia – IBICT
URL: http://ccn.ibict.br/busca.jsf

Directory of Open Access Scholarly Resources - ROAD
Instituição: ISSN International Centre, Communication and Information Sector of UNESCO
 
Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras - Diadorim
Instituição: Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia -IBICT

Information Matrix for the Analysis of Journals – MIAR
Instituição: Facultat de Biblioteconomia i Documentació
Universitat de Barcelona
URL: http://miar.ub.edu/

Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP
Instituição:
URL: https://www.rcaap.pt/ 

Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina el Caribe, España y Portugal -Latindex
Instituição: Universidad Nacional Autónoma de México
URL: http://www.latindex.org/


Repositórios
Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa – ALICE
Instituição: Embrapa
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/

Scilit
Instituição: MDPI
URL: http://www.scilit.net/home
 

Provedores de acesso
CIRS
Instituição: International Center for Scientific Research (CIRS)
http://www.cirs.info/journaux-liste,langue.eng.html

DOAJ – Directory of Open Access Jorunals 
Instituição: Lund University
URL: http://doaj.org/

E-Journal
Instituição: WWW Virtual Library
URL: http://www.e-journals.org/

Genamics JournalSeek
Instituição: Genamics
URL: http://journalseek.net/

Google Acadêmico
Instituição: Google
URL: http://scholar.google.com.br/

Journals for free
URL: http://www.journals4free.com/

Livre
Instituição: Comissão Nacional de Energia Nuclear, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
URL: http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

Portal Brasilieiro de Publicações Científicas de Acesso Aberto - Oasisbr
Instituição: IBICT
URL: http://oasisbr.ibict.br/vufind/

Portal da Capes
Instituição: Ministério da Educação
URL: http:// www.periodicos.capes.gov.br/

Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB
Instituição: Consejo Superior de Investigaciones Científicas e UNIVERSIA
URL: http://www.redib.org/

SABIIA - Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura
Instituição: Embrapa
URL: http://www.sabiia.cnptia.embrapa.br/


Redes sociais
Facebook
URL: http://www.facebook.com/PesquisaFlorestalBrasileira/

 

Política de Taxas (APCs)

Este periódico não cobra taxas para submissão e para o processamento e/ou publicação de artigos (APCs).

 

Revisores

Revisores 2018

 

Ajuda

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INSTRUÇÕES
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Para submeter trabalhos no SEER: 
1) O usuário já deve estar cadastrado como autor:
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. Clique no menu superior (CADASTRO)
. Preencha e marque os itens do Perfil e no final clique em (CADASTRAR)
OBS: são de preenchimento obrigatório: Nome completo, Afiliação, e-mail, Endereço Postal Institucional completo, Pais. No campo biografia quando disponível inserir apenas o link do lattes.
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- Usuários já cadastrados:

Clique no menu superior ou do lado direito da tela e preencha os campos do Usuário (Login e Senha) e clique em (Acesso)

2) Submissão online de trabalhos:
- O usuário após logado (entrar com Login e Senha) deve clicar em (Autor)
- No item Iniciar Nova Submissão clique em (CLIQUE AQUI)
- Escolha a Seção ao qual se enquadra o trabalho
- Leia com atenção e marque todos os itens de Condições de submissão
- Leia e marque o item Declaração de Direito Autoral
- Clique em (Salvar e continuar)
- Escolha o Idioma do formulário
- Preencha os campos de Autores
OBS: caso seja mais de um autor clique em (Inserir autor)
- Preencha os campos de Título e Resumo
- Preencha no item Indexação o campo Palavras-chave, usando ";" para separação das mesmas.
- Clique em (Salvar e continuar)
- No item Documento de Submissão clique em (Arquivo) e busque o seu trabalho e após clique em (TRANSFERIR)
- Clique em (Salvar e continuar)
- Em Documento Suplementar envie em word a a Carta ao Editor (Nome completo, Instituição, Endereço completo, e-mail).
- Caso seja necessário, inserir Figuras com melhor qualidade gráfica como Documento Suplementar
- Clique em (Concluir Submissão). Você receberá um e-mail confirmando a submissão.
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Para verificar as normas de submissão de trabalhos:
- Clique no menu superior (SOBRE)
- No item Submissões clique em (Diretrizes para autores)
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Para acompanhar os trabalhos:
- Ao ser logado (entrar com Login e Senha) aparecerá em Submissões Ativas a relação dos trabalhos com: ID (número identificador), ENVIADO (dia e mês da última movimentação), SEÇÃO (tipo de seção em que foi enquadrado o trabalho), AUTORES (nome dos autores), TÍTULO (título do trabalho) e SITUAÇÃO (último trâmite do trabalho.
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Para Autor acessar o trabalho e corrigi-lo:
1) Entre com "Login" e "Senha";
2) Clique sobre "Autor";
3) Clique sobre a SITUAÇÃO do trabalho desejado
4) No item "Por Pares - Rodada n", em "Documentos transferidos - Avaliador A , Avaliador B etc", clique sobre os arquivos e baixe para o seu computador;
5) Efetue as alterações sugeridas ou justifique-as ao final do trabalho, com as justificativas (individual por Avaliador) colocada em páginas diferentes (no mesmo arquivo), amarrando as justificativas às linhas e páginas do trabalho. ;
6) Vá até o item "Decisão Editorial", clique sobre "Procurar" e anexe o arquivo do trabalho corrigido (com as justificativas, se houverem), após clique em "Transferir". Obrigatório na caixa "Notificar Editor", escrevendo no corpo do e-mail se todas as sugestões dos revisores foram incorporadas. Caso contrário, confirmar se todas as justificativas foram inseridas ao final do manuscrito.
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Para AVALIADORES:
1º) Entre com o seu LOGIN e a sua SENHA e clique sobre o link Avaliador;
2º) Em "Diretrizes de Avaliação" notificar o editor (no item 1) se aceita ou não fazer a avaliação;
3º) Aceitando avaliar, fazer download (item 3) do arquivo do trabalho completo em seu computador. No mesmo item estarão disponíveis para download, caso sejam disponibilizados os Documentos Suplementares. Faça uma leitura do trabalho e registre as suas sugestões no corpo do texto com a ferramenta de edição “Revisão – controlar alterações” ou usando fonte de cor diferente (preferencialmente vermelha), depois salve a nova versão do trabalho com sugestões e comentários;
4º) Não se identifique no material revisado nem no parecer;
5º) Não esqueça de declarar se há conflito de interesses com relação à esta submissão (item 4);
6º) Não esqueça de preencher o "Formulário de Avaliação" (item 5);
7º) No item 6 transfira para o sistema o arquivo com o trabalho sobre o qual você fez as sugestões;
8º) No item 7 escolha a opção mais adequada para a situação do trabalho analisado e após clique em ENVIAR AVALIAÇÃO PARA O EDITOR;
9º) Não se esqueça de enviar o e-mail ao editor, antes de "Sair do Sistema"
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