Estrutura horizontal da comunidade arbórea sob um povoamento com Araucaria angustifolia e uma Floresta Ombrófila Mista

Autores

  • Rafael Rode Universidade Federal do Paraná
  • Afonso Figueiredo Filho Unicentro/UFPR
  • Franklin Galvão Universidade Federal do Paraná
  • Sebastião do Amaral Machado Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Floresta com Araucária, fitossociologia, distribuição diamétrica

Resumo

Foi avaliada e comparada a estrutura horizontal de uma comunidade arbórea sob um povoamento com Araucaria angustifolia de 60 anos e uma Floresta Ombrófila Mista na Floresta Nacional de Irati, no  centro-sul do Paraná. Em ambas as áreas foram instaladas parcelas permanentes de 1 ha (100 m x 100 m), sendo 10 parcelas no povoamento (10 ha) e 25 na floresta (25 ha). Todos os indivíduos com DAP acima de 10 cm foram medidos e identificados. Foram calculados e relacionados os parâmetros  fitossociológicos e a distribuição diamétrica das duas comunidades. No povoamento, as espécies com maiores valores de importância e cobertura, quando não considerandos os indivíduos de Araucaria angustifolia remanescentes do plantio, foram: Myrsine umbellata, Psychotria vellosiana, Cabralea canjerana, Casearia sylvestris, Alchornea triplinervia e Cedrela fissilis. Na floresta, Araucaria angustifolia, Ilex paraguariensis, Ocotea odorifera, Nectandra grandiflora e Ocotea porosa foram as espécies mais importantes. Verificou-se que as parcelas do povoamento se diferenciam da floresta em termos de distribuição diamétrica, com a aplicação do teste de Kolmogorov-Smirnov, além de apresentarem menor variação diamétrica. Em geral, as espécies no  povoamento se encontram em um estágio sucessional que sobrevêm o inicial e que apresentam limitações  em seu desenvolvimento. É provável que esse fato esteja relacionado com a alta cobertura do plantio (área basal = 30,2 m² ha-1).

doi: 10.4336/2010.pfb.30.64.347

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afonso Figueiredo Filho, Unicentro/UFPR

Professor Associado do Departarmento de Engenharia Florestal da UNICENTRO. Professor Sênior do curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR. Atua nas áreas de mensuração florestal (biometria), inventário florestal, manejo florestal, modelagem do crescimento e produção.

Downloads

Publicado

06-08-2010

Como Citar

RODE, Rafael; FIGUEIREDO FILHO, Afonso; GALVÃO, Franklin; MACHADO, Sebastião do Amaral. Estrutura horizontal da comunidade arbórea sob um povoamento com Araucaria angustifolia e uma Floresta Ombrófila Mista. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 30, n. 64, p. 347, 2010. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/104. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.