Caracterização e dinâmica da vegetação de uma Savana Estépica Parque, Barra do Quaraí, RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4336/2010.pfb.30.64.363Palavras-chave:
Parque do espinilho, Prosopis, crescimento, fitossociologia.Resumo
O objetivo foi caracterizar a florística, estrutura fitossociológica e dinâmica em Savana Estépica Parque no Parque Estadual do Espinilho, Barra do Quaraí, RS. Em unidade amostral permanente de 1 ha, foram identificados e medidos os indivíduos com diâmetro à altura do peito (DAP) ≥ 10 cm. A florística constitui-se de Prosopis affinis, Prosopis nigra, Acacia caven e Scutia buxiflora, possuindo densidade de 141 e 145 indivíduos por hectare nos anos de 2001 e 2009. O incremento médio anual foi de 0,027 cm ha-1 ano-1, com taxas de ingresso e mortalidade de 0,36% ao ano. Pode-se concluir que a vegetação encontra-se estagnada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Luciano Farinha Watzlawick, Solon Jonas Longhi, Paulo Renato Schneider, César Augusto Guimarães Finger, Regis Villanova Longhi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.