Manejo florestal de uso múltiplo: uma alternativa contra a extinção com Floresta com Araucária?

Autores

  • Maria Augusta Doetzer Rosot Embrapa Florestas

Palavras-chave:

Floresta Ombrófila Mista, ordenação florestal, pequena propriedade rural, sistema silvicultural de seleção.

Resumo

O artigo defende a adoção do manejo florestal de uso múltiplo como forma eficaz de reverter a
tendência de fragmentação e degradação da Floresta Ombrófila Mista (FOM) ou Floresta de Araucária, considerada em perigo de extinção pela gradual conversão de uso do solo na sua região de ocorrência natural. Apresenta-se a evolução do conceito de manejo florestal com as mudanças de paradigma observadas na sociedade, como a sustentabilidade e o enfoque sobre múltiplos bens e serviços produzidos pela floresta, além dos madeireiros. São discutidas as tendências da sociedade no sentido de privilegiar políticas preservacionistas e os entraves à adoção de práticas de manejo florestal na FOM. Na análise das causas da baixa expressão do componente florestal nos ingressos da pequena e média propriedade rural, conclui-se que a pobreza é um fator determinante.
Propõe-se o manejo da Floresta de Araucária, apoiado em métodos de ordenação florestal, como forma de
garantir a melhoria da floresta em termos de estrutura, composição florística, manutenção da capacidade de
reprodução e perpetuação das espécies, além de ordenar os recursos florestais (madeireiros e não-madeireiros) de forma a atingir uma produção com rendimento sustentado. Também são descritas as principais características do método de ordenação por talhões e o sistema silvicultural de seleção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ROSOT, Maria Augusta Doetzer. Manejo florestal de uso múltiplo: uma alternativa contra a extinção com Floresta com Araucária?. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 55, p. 75, 2010. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/121. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.