Proposta para conservação genética da Araucaria angustifolia
Palavras-chave:
Floresta com araucária, planos de restauração, conservação de plantas, fragmentação florestal.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar conceitos genéticos desenvolvidos para conservação e restauração de populações de plantas. Adicionalmente, propõem-se linhas gerais para a conservação da Araucaria angustifolia no Estado do Paraná. Princípios de genética ecológica e ecologia de paisagem estão sendo desenvolvidos para embasar estratégias de conservação e restauração de habitats. Embora não se pretenda que todos os planos sejam estabelecidos com estes princípios, é necessário utilizá-los no embasamento de políticas a serem aplicadas em espécies-chave. Primeiramente, esse trabalho descreve informações sobre a espécie e sua conservação genética. Posteriormente é apresentada uma revisão sobre o impacto da fragmentação florestal nas populações de plantas, em particular as con sequências genéticas. Finalmente, o trabalho apresenta linhas para a conservação genética da Araucaria angustifolia no Estado do Paraná sob princípios de paisagem, múltiplos atores e estratégias pró-ativas para conservação dos recursos genéticos de plantas.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.