Crescimento de Araucaria angustifolia na Reserva Florestal Embrapa/ Epagri, Caçador, SC
Palavras-chave:
Growth rings, Araucaria Forest, periodic increment.Resumo
A Floresta Ombrófila Mista (FOM) é uma das fitofisionomias mais ameaçadas da área de domínio da Mata Atlântica, apresentando grande importância ecológico-econômica. Apesar disso, ainda existem lacunas de conhecimento sobre a produtividade primária, o crescimento e a dinâmica de espécies importantes, como a Araucaria angustifolia. O presente trabalho tem por objetivo estudar o crescimento anual de Araucaria angustifolia, nativa do Município de Caçador, SC, pela medição dos anéis de crescimento. A contagem e medição dos anéis de crescimento foram feitas com o auxílio de um microscópio estereoscópico, em baguetas de 0,5 cm de diâmetro, coletadas de 32 árvores adultas. As medições foram feitas com o medidor de anéis de crescimento LINTAB, com precisão de 0,01 mm. O comprimento das amostras é irregular, tendo variado de 4,2 cm a 20,2 cm. As árvores apresentaram diâmetro médio de 76,3 cm, variando de 10,7 cm a 141,3 cm. O incremento diamétrico periódico dos últimos 10 anos foi de 0,40 cm, variando de 0,11 cm a 1,15 cm. Observou-se variação de crescimento entre os diferentes indivíduos, mas houve uma tendência de redução do ritmo de crescimento nas árvores maiores, sendo mais evidente em árvores com mais 110 cm de diâmetro.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.