Amostragem de toras de árvores de Eucalyptus grandis selecionadas para finalidades de serraria e energia

Autores

  • Paulo Eduardo Telles dos Santos Embrapa Florestas
  • Osmir José Lavoranti Embrapa Florestas
  • Laurindo Salante Planflora Mudas Florestais

Palavras-chave:

Eucalipto, madeira serrada, metodologia de amostragem, regressão multivariada

Resumo

A partir da avaliação de dez características tecnológicas de madeira de eucalipto para fins de serraria e energia, desenvolveu-se procedimento estatístico multivariado para se determinar a sequência de toras a ser amostrada, de forma a representar acumuladamente toda a variação estatística presente na árvore e, com isso, estabelecer a intensidade adequada de amostragem. Neste estudo, foram utilizadas 40 toras oriundas de quatro árvores de Eucalyptus grandis aos 18 anos de idade procedentes de Concórdia, SC. Com o uso de técnicas de regressão multivariada de componentes principais e seleção por etapas, chegou-se à conclusão que amostrandose apenas duas toras, correspondentes à primeira (0,05 m a 2,60 m) e quarta (8,85 m a 11,40 m) posições dentro da árvore, foi possível abranger 99,2 % de toda a variação  inicialmente detectada. No caso de optar-se por utilizar
apenas uma única tora, a indicação recaiu para a quarta tora da árvore, a qual representou 97,5 % de toda a variação contida nos dados originais. Para a referida população, o procedimento estatístico adotado evidenciou a possibilidade de se reduzir substancialmente os elevados gastos, de tempo e de recursos financeiros, associados a avaliações dessa natureza, sem comprometer a qualidade da informação estatística original contida em todas as toras que seriam convencionalmente amostradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SANTOS, Paulo Eduardo Telles dos; LAVORANTI, Osmir José; SALANTE, Laurindo. Amostragem de toras de árvores de Eucalyptus grandis selecionadas para finalidades de serraria e energia. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 54, p. 53, 2010. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/130. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.