Proposição de uma Metodologia para Identificação de Unidades de Manejo Produtivas em Plantios de Eucalyptus
Palavras-chave:
Variabilidade espacial, levantamento detalhado de solos, manejo florestalResumo
O conhecimento integrado das características do solo e outros elementos do meio ambiente é de fundamental importância para a sustentabilidade e competitividade do setor florestal brasileiro. Este estudo foi desenvolvido com o propósito de identificar unidades de manejo produtivas homogêneas (UMP´s). Dados de 128 unidades amostrais foram obtidos em um levantamento pedológico detalhado (escala 1:15.000) realizado em uma propriedade com 4.660 ha, localizada no Planalto Ocidental Paulista, no Município de Araraquara. Os dados originais de cada variável foram analisados por meio de técnicas definidas como "Lógica Fuzzy". A aplicação dessa técnica permitiu estabelecer, de forma simples e precisa, as UMP´s, revelando informações importantes para futuras intervenções nessas áreas homogêneas, em termos de produtividade, visando ao aumento ou manutenção da produção. As seguintes unidades de manejo foram identificadas para o cultivo de eucaliptos na área em estudo: boa, moderada, fraca, muito fraca e inapta.
Doi: 10.4336/2009.pfb.59.27
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.