Crescimento e germinação de alguns fungos termófilos isolados de cavacos de madeira de eucalipto
Palavras-chave:
Fisiologia, microorganismos, termofilia, temperaturaResumo
Os fungos termófilos encontrados em pilhas de cavacos de eucalipto auto-aquecidas no Brasil foram Aspergillus fumigatus, Chrysosporium thermophilum, Dactylomyces thermophilus, Penicillium bacillisporum,Rhizomucor pusillus e Thermoascus aurantiacus. Este estudo determinou o crescimento micelial e a germinação de esporos em uma faixa de temperaturas que variou de 20 °C a 70 °C. Temperaturas ótimas foram observadas a 30 °C para A. fumigatus e P. bacillisporum; 40 °C para R. pusillus e 50 °C para C. thermophilum, D. thermophilus e T. aurantiacus. Não houve crescimento nas temperaturas de 60 °C e 70 °C. A incubação dos esporos em ágarágua
a 20 °C, 30 °C, 40 °C e 50 °C mostrou que somente A. fumigatus, P. bacillisporum e R. pusillus germinaram a 20 °C.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.