Proposta de manejo de Araucaria angustifolia utilizando o quociente de Liocourt e análise de incremento, em propriedade rural no Município de Lages, SC

Autores

  • André Felipe Hess Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Andressa Roberta Calgarotto Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Renato Pinheiro Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thayana Cristina Rebello Wanginiak Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

manejo florestal sustentado, floresta ombrófila mista, Araucaria angustifolia

Resumo

O objetivo deste trabalho foi calcular o quociente de Liocourt e avaliar a distribuição diamétrica em floresta natural com 84 hectares de Araucaria angustifolia, servindo de parâmetro para o seu manejo em propriedade rural com 176 hectares, localizada na Fazenda Pedras Brancas, Lages, SC, visando atingir o conceito de floresta balanceada. A distribuição diamétrica comportou-se como o esperado para florestas nativas, gerando uma curva de distribuição em J-invertido, demonstrando tratar-se de uma floresta não balanceada em fase de sucessão, por apresentar déficit de árvores nas maiores classes diamétricas. O valor do quociente de Liocourt foi de 1,33, semelhante a outros estudos com florestas naturais. Através da utilização do quociente de Liocourt, verifica-se a possibilidade de retirada de 54 árvores por hectare no conjunto das classes de frequência, para um diâmetro máximo desejado de 35 cm com redução de 7,4 m² ha-1 de área basal ou 620,8 m² para a floresta, evitando-se assim a estagnação, e 39 árvores por hectare para o diâmetro máximo de 40 cm com redução de 5,27 m² ha-1 de área basal ou 442,7 m2 para floresta.

doi: 10.4336/2010.pfb.30.64.337

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Felipe Hess, Universidade do Estado de Santa Catarina

Departamento de Engenharia Florestal.

Área: Manejo Florestal

Downloads

Publicado

27-10-2010

Como Citar

HESS, André Felipe; CALGAROTTO, Andressa Roberta; PINHEIRO, Renato; WANGINIAK, Thayana Cristina Rebello. Proposta de manejo de Araucaria angustifolia utilizando o quociente de Liocourt e análise de incremento, em propriedade rural no Município de Lages, SC. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 30, n. 64, p. 337, 2010. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/143. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.