Aporte de material decíduo e fertilidade do solo em plantio de eucalipto e floresta secundária

Autores

  • Anderson Ribeiro Diniz UFRRJ
  • Marcos Gervasio Pereira UFRRJ
  • Arcângelo Loss UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.4336/2011.pfb.31.65.19

Palavras-chave:

Floresta Atlântica, decomposição, ciclagem de nutrientes.

Resumo

Neste trabalho avaliou-se o aporte, a taxa de decomposição e a liberação de nutrientes do material decíduo no período do verão em áreas de floresta secundária e plantio de eucalipto em Redenção da Serra, SP. Foram instalados dez coletores em cada área, para a avaliação do aporte de folhedo. Este foi coletado quinzenalmente a partir de dezembro de 2003 durante 75 dias. Parte do folhedo foi acondicionado em bolsas de decomposição e distribuídas na superfície das áreas, sendo coletadas quinzenalmente para avaliação. A área com eucalipto apresentou maior aporte de fitomassa, menor constante de decomposição e maior tempo de meia vida. Observou-se maior proporção da fração folhas na área de floresta e de galhos na área de eucalipto. No tempo zero, a área de floresta apresentou maiores acúmulos de N, K, Ca, Mg e P. E na área de eucalipto, verificou-se a sequência de N, Ca, K, Mg e P. Ao final dos 75 dias, a área de eucalipto apresentou maiores teores remanescentes de N, P, K e Ca. Para as condições climáticas de Redenção da Serra, no verão, a área com eucalipto apresentou maior aporte de fitomassa e teores de nutrientes remanescentes quando comparada com a área de floresta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Ribeiro Diniz, UFRRJ

Mestrando do Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais, Bolsista CNPq, Depto. de Ciências Ambientais, Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), BR 465, km 7, 23890-000, Seropédica, RJ

Downloads

Publicado

2011-02-08

Como Citar

DINIZ, A. R.; PEREIRA, M. G.; LOSS, A. Aporte de material decíduo e fertilidade do solo em plantio de eucalipto e floresta secundária. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 19, 2011. DOI: 10.4336/2011.pfb.31.65.19. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/147. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.