Hypsipyla grandella em Mogno (Swietenia macrophylla): Situação Atual e Perspectivas

Alexandre Mehl Lunz, Marcílio José Thomazini Thomazini, Maria Carolina Blassioli Moraes, Edinelson José Maciel Neves, Telma Fátima Coelho Batista, Juliana Degenhardt, Lindáurea Alves de Sousa, Orlando Shigueo Ohashi

Resumo


A madeira de mogno, Swietenia macrophylla King, é valorizada no mercado internacional por sua beleza e durabilidade para fins nobres, como mobiliários e decoração. Quaisquer tentativas de plantios comerciais dessa espécie de modo a reduzir a pressão exercida pela sua exploração seletiva invariavelmente fracassam devido à incidência da broca do ponteiro do mogno, Hypsipyla grandella (Zeller). Embora alguns trabalhos tenham obtido relativo sucesso em apresentar técnicas de controle sob aspectos pontuais, ainda não foi estabelecida uma estratégia de manejo integrado que seja prática, econômica e eficiente para H. grandella no Brasil. Este trabalho tem como objetivo rever e atualizar informações sobre o inseto e seu hospedeiro, além de indicar as áreas de pesquisa mais promissoras para o seu controle em plantios de S. macrophylla no País. As estratégias de controle de H. grandella mais recomendadas são o uso da resistência da planta, manejo silvicultural, uso de semioquímicos e controle biológico, nas quais há necessidade de incentivos a pesquisas de longo prazo. Ensaios de resistência natural de procedências de S. macrophylla devem ser incentivados, devido às extensas áreas com reservas naturais no Brasil.

 

Doi: 10.4336/2009.pfb.59.45


Palavras-chave


Broca do ponteiro do mogno; broca das Meliaceae; Cedrela odorata; manejo integrado de pragas

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2010

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional