Aplicação de silicatos de cálcio e de potássio e o crescimento de mudas de Eucalyptus grandis
DOI:
https://doi.org/10.4336/2011.pfb.31.66.83Palavras-chave:
Silício, Adubação, Nutrição florestalResumo
O uso de silicato é uma prática que vem sendo adotada com frequência em culturas anuais, muito embora poucos trabalhos tenham sido realizados com intuito de verificar sua eficiência em espécies florestais arbóreas. O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar o efeito da aplicação de silicatos de cálcio e de potássio no crescimento de mudas de Eucalyptus grandis. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no Município de Alambari, SP. O delineamento usado foi inteiramente ao acaso, com oito tratamentos, três repetições e 25 plantas por parcela, sendo mantidas na umidade de capacidade de campo. As mudas foram plantadas em tubetes de plástico, utilizando substrato local, com adubação básica e silicatos. Diâmetro de colo, altura e biomassa verde e seca das mudas foram determinados 150 dias após a aplicação dos silicatos. Verificou-se que a aplicação dos silicatos, via substrato ou foliar, em mudas de eucalipto, mostrou-se inadequada quando o substrato utilizado apresentou composição básica equilibrada em termos de nutrientes e pH.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Itamar Antonio Bognola, Lina Avila Clasen, Luziane Franciscon, Jose Luiz Gava, Renato Antonio Dedecek, Fernando Márcio da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.