Aplicação de silicatos de cálcio e de potássio e o crescimento de mudas de Eucalyptus grandis

Autores

  • Itamar Antonio Bognola Embrapa Florestas
  • Lina Avila Clasen Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Luziane Franciscon Embrapa Florestas
  • Jose Luiz Gava Suzano Papel e Celulose
  • Renato Antonio Dedecek Embrapa Florestas
  • Fernando Márcio da Silva Suzano Papel e Celulose

DOI:

https://doi.org/10.4336/2011.pfb.31.66.83

Palavras-chave:

Silício, Adubação, Nutrição florestal

Resumo

O uso de silicato é uma prática que vem sendo adotada com frequência em culturas anuais, muito embora poucos trabalhos tenham sido realizados com intuito de verificar sua eficiência em espécies florestais arbóreas. O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar o efeito da aplicação de silicatos de cálcio e de potássio no crescimento de mudas de Eucalyptus grandis. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no Município de Alambari, SP. O delineamento usado foi inteiramente ao acaso, com oito tratamentos, três repetições e 25 plantas por parcela, sendo mantidas na umidade de capacidade de campo. As mudas foram plantadas em tubetes de plástico, utilizando substrato local, com adubação básica e silicatos. Diâmetro de colo, altura e biomassa verde e seca das mudas foram determinados 150 dias após a aplicação dos silicatos. Verificou-se que a aplicação dos silicatos, via substrato ou foliar, em mudas de eucalipto, mostrou-se inadequada quando o substrato utilizado apresentou composição básica equilibrada em termos de nutrientes e pH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itamar Antonio Bognola, Embrapa Florestas

Engenheiro Agrônomo, Pesquisador, Doutor

Lina Avila Clasen, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bolsista PIBIC/CNPq e graduanda do Curso de Bacharelado em Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho - CEP: 80215-901 - Curitiba - PR.

Downloads

Publicado

17-06-2011

Como Citar

BOGNOLA, Itamar Antonio; CLASEN, Lina Avila; FRANCISCON, Luziane; GAVA, Jose Luiz; DEDECEK, Renato Antonio; SILVA, Fernando Márcio da. Aplicação de silicatos de cálcio e de potássio e o crescimento de mudas de Eucalyptus grandis. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 31, n. 66, p. 83, 2011. DOI: 10.4336/2011.pfb.31.66.83. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/150. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.