Efeito dos tratamentos silviculturais nos ecossistemas de mecrusse em Mabote, Província de Inhambane, Moçambique

Autores

  • Jacob Miguel Bila Instituto de Investigação Agrária de Moçambique
  • Inês Chelene Instituto de Investigação Agrária de Moçambique
  • Gabriel Manhiça Instituto de Investigação Agrária de Moçambique
  • Nazaré Mabjaia Instituto de Investigação Agrária de Moçambique

Palavras-chave:

Tratamentos silviculturais, desbastes, crescimento.

Resumo

O estudo teve como objetivo apresentar o efeito dos tratamentos silviculturais com vista a melhorar a produtividade das matas de mecrusse (Androstachys johnsonii Prain, 1. c.), no Distrito de Mabote, Província de Inhambane, Moçambique. Foi estabelecido um ensaio com delineamento inteiramente casualizado, constituído por um grupo de três parcelas (20 m x 50 m) e três tratamentos (Controle - C, fitossanidade - F e Desbaste - D). Os resultados mostraram que os tratamentos silviculturais influenciaram positivamente no crescimento. O incremento periódico anual (IPA) observado no período em análise foi de 1,22 mm ano-1 em todos os tratamentos. Observou-se um IPA de 1,3 mm nos tratamentos desbaste e fitossanidade e 0,9 mm ano-1 para o tratamento controle. As intervenções feitas não afetaram a estrutura dos povoamentos, uma vez que a distribuição diamétrica observada permaneceu j-invertido.

doi: 10.4336/2011.pfb.31.65.63

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacob Miguel Bila, Instituto de Investigação Agrária de Moçambique

Engenheiro floresta, graduado pela Universidade Eduardo Mondlane, de nacionalidade  Moçambicana, mesntrando em Manejo Florestal pela UFPR-Curitiba/Brasil. Investigador do IIAM- Moçambique

Downloads

Publicado

24-03-2011

Como Citar

BILA, Jacob Miguel; CHELENE, Inês; MANHIÇA, Gabriel; MABJAIA, Nazaré. Efeito dos tratamentos silviculturais nos ecossistemas de mecrusse em Mabote, Província de Inhambane, Moçambique. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 63, 2011. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/154. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Notas Científicas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.