Componentes de variância e seleção de genitores a partir de progênies de imbuia - Ocotea porosa Nees et Martius ex. Nees, Lauraceae
Palavras-chave:
Seleção, Germoplasma, Ganhos genéticos, Parâmetros genéticos, MelhoramentoResumo
A exploração da imbuia (Ocotea porosa) ocorreu concomitantemente à da Araucaria angustifolia. Por ser espécie ameaçada de extinção e possuidora de madeira de alto valor econômico, a Embrapa Florestas instalou um banco de germoplasma ex-situ. Nesse experimento, mediu-se a altura de mudas de 31progênies com doze meses de idade dispostas em delineamento inteiramente casualizado. A média geral da altura foi de 16,55 cm. A estimativa da variância genética aditiva média foi alta (72,03) em comparação com a média. A estimativa da herdabilidade em nível de média de progênies foi de 0,83 e a acurácia seletiva foi de 0,91. A seleção dos genitores apresentou ganho genético 48,9%, enquanto a média esperada estimada na próxima geração, após a seleção dos doze melhores genitores, deverá ser de 24,65 cm.
Downloads
Referências
RESENDE, M. D. V. de. Software SELEGEN - REML/BLUP. Colombo: Embrapa Florestas, 2002a. 67 p. (Embrapa Florestas. Documentos, 77).
RESENDE, M. D. V. de. Genética biométrica e estatística no melhoramento de plantas perenes. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica; Colombo: Embrapa Florestas, 2002b. 975 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.