Efeitos da adubação fosfatada e da aplicação de resíduo de celulose no crescimento de Eucalyptus dunnii
Palavras-chave:
Reflorestamento, Fertilização, Nutrientes, Fósforo, Produtividade de madeiraResumo
No Brasil, os plantios de árvores de rápido crescimento, principalmente espécies de Eucalyptus e de Pinus, representam uma oferta de milhares de empregos e significativa contribuição ao PIB. Do ponto de vista ambiental, contribuem para reduzir a pressão sobre as florestas nativas, concorrendo assim para a sua preservação e a dos recursos naturais nelas existentes. Esses povoamentos florestais, implantados na sua maioria em solos de baixa fertilidade, apresentam altas taxas de crescimento, necessitando de quantidades significativas de água e nutrientes do solo, o que causa preocupações com a sustentabilidade desses sistemas e com a necessidade de reposição futura de nutrientes. A utilização de resíduos para esta finalidade é considerada prioritária. Neste trabalho foram avaliados os efeitos da fertilização mineral e da aplicação de resíduo da indústria de celulose no crescimento de árvores de E. dunnii, em ensaio com delineamento fatorial, combinando 4 doses de fósforo (0; 28; 56 e 112 g de P2O5/planta) com 5 doses de resíduo (0; 10; 20; 40 e 80 t/ha). O plantio foi realizado na região de Ponta Grossa - PR, utilizando-se o espaçamento de 3 X 2 m entre plantas, em LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO, solos de baixa fertilidade, característicos dos campos gerais do Estado do Paraná. A adubação com fósforo ocorreu no sulco, no momento do plantio, e o resíduo foi aplicado 10 meses após o plantio, a lanço, em toda a parcela, e incorporado ao solo mecanicamente, com enxada rotativa. Os resultados obtidos aos seis anos de idade permitem concluir que o E. dunnii respondeu isoladamente à adubação fosfatada e à aplicação de resíduo de celulose, em volume cilíndrico arbóreo, com ganhos em volume com relação à testemunha, de 38% a 61%, da menor para a maior dose de fósforo aplicada, e entre 20% e 40% para os níveis de resíduo testados. Estas respostas também ocorreram nas diferentes combinações de doses de fósforo com os níveis de resíduo, sendo todas superiores à testemunha, em volume cilíndrico de madeira, de 52% a 92%.
Downloads
Referências
ANDRADE, G. de C.; SILVA H. D. da; FERREIRA, C. A.; BELLOTE, A. F. J. Contribucion del agua de lluvia en la oferta de nutrientes minerales para El Eucalyptus grandis. Bosque, Valdivia, v. 16, n. 1, p. 47-51, 1995.
BELLOTE, A. F. J.; FERREIRA, C. A.; SILVA, H. D. da; ANDRADE, G. de C.; MORO, L. Implicações ecológicas do uso de cinza de caldeira e resíduo de celulose em plantios de Eucalyptus grandis. In: SEMINÃRIO SOBRE USO DE RESÃDUOS INDUSTRIAIS E URBANOS EM FLORESTAS, 1994, Botucatu. [Anais...]. Botucatu: UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas, 1994. p. 167-187.
BELLOTE, A. F. J.; SILVA, H. D. da; GAVA, J. L.; MENEGOL, O. Nutrient export by clear cutting E. grandis of different ages on sites im Brazil. In: KOBAYASHI, S.; TURNBULL, J. W.; TOMA, T.; MORI, T.; MAJID, N. M. N. A. (Ed.). Rehabilitation of degraded tropical forest ecosystems. Bogor: CIFOR, 2001. p. 173-177.
EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análises de solo. 2. ed. rev. atual. Rio de Janeiro, 1997. 212 p.
EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. Brasília: Embrapa Produção de Informação; Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 1999. 412 p.
FERREIRA, C. A.; SILVA, H. D. da; BELLOTE A. F. J.; ANDRADE, G. de C. Efecto de la aplicacion de ceniza y resíduo de celulosa en la descomposicion y liberacion de nutrientes de la horajasca en plantaciones de Eucalyptus grandis. Bosque, Valdivia, v. 16, n. 1, p. 101-104, 1995.
FREDDO, A.; FOELKEL, C. E. B.; FRIZZO, S. M. B.; SILVA, M. C. M. Elementos minerais em madeiras de eucaliptos e acácia negra e sua influência na indústria de celulose Kraft branqueada. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 9, n. 1, p. 193-209, 1999.
GONÇALVES, J. L. M.; MORO, L. Uso da cinza de biomassa florestal como fonte de nutrientes em povoamentos puros de Eucalyptus grandis. IPEF, Piracicaba, n. 48/49, p. 28-37, 1995.
GUERRINI, I. A.; MORO, L. Influência da aplicação de resíduos industriais de fábrica de celulose e papel em plantios de eucalipto: efeitos no solo e na planta. In: SEMINÃRIO SOBRE USO DE RESÃDUOS INDUSTRIAIS E URBANOS EM FLORESTAS, 1994, Botucatu. [Anais...]. Botucatu: UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas, 1994. p. 188-215.
GUERRINI, I. A.; VILLAS BÔAS, R. L.; BÃœLL, L. T.; EIRA, A. F. da; PENATTI, A.; TOLEDO, C. M.; MATSUMOTO, K.; MACHADO, R. W.; MELLO, S. L. M. Influência do resíduo celulósico e cinza provenientes de fábrica de celulose e papel sobre algumas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, em condições de vaso. Científica, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 43-51, 1994.
SOUZA, C. M.; FIGUEIREDO, M. S.; COSTA, L. M.; GALVÃO, J. C. C. Uso do lodo primário da indústria de celulose e papel em povoamentos de eucalipto. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 22., 1996, Manaus. Resumos expandidos. Manaus: Ed. da Universidade do Amazonas, 1996. p. 537-538.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.