Árvores geneticamente modificadas: técnicas, aplicações, riscos e os potenciais impactos associados a sua utilização
Palavras-chave:
Transgênico, biotecnologia, setor florestal, impacto ambiental.Resumo
As espécies florestais possuem grande importância, oferecendo diversos produtos madeireiros e não madeireiros fundamentais para a sociedade. Neste contexto, a busca de novas tecnologias capazes de promover incremento na produtividade das florestas comerciais tem merecido grande atenção, sendo que a biotecnologia tem contribuído substancialmente para isso. Este ramo da ciência pode promover a modificação direta do genoma de um organismo alvo, por meio da análise e manipulação do DNA ou pela inserção de fragmentos do mesmo com função conhecida e, deste modo, alcançar características previamente desejadas, tais como resistência a doenças e ataques de pragas, redução do teor de lignina na madeira e geração de plantas tolerantes a diferentes tipos de estresse. Esta revisão objetiva relatar técnicas para a geração de árvores geneticamente modificadas, aplicações da transformação genética em essências florestais, riscos do uso desta tecnologia e seus potenciais impactos ambientais.
doi: 10.4336/2011.pfb.31.65.51
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.