Dinâmica de crescimento de plantios jovens de Araucaria angustifolia e Pinus taeda

Autores

  • Sebastião do Amaral Machado Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Marco Aurélio Figura Universidade Federal do Paraná
  • Luís César Rodrigues da Silva STCP Engenharia e Projetos
  • Rodrigo Geroni Mendes Nascimento Universidade Federal do Paraná
  • Sandra Mara dos Santos Quirino Universidade Federal do Paraná
  • Saulo Jorge Téo Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Crescimento mensal, variáveis climáticas, análise de agrupamento

Resumo

Este estudo objetivou investigar o ritmo de crescimento mensal de plantios jovens de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze e Pinus taeda L., ao longo do ano vegetativo, e estabelecer suas correlações com variáveis climáticas. Foram feitas medições mensais de diâmetro e altura total em dois plantios de P. taeda e um de A. angustifolia. Matrizes de correlação entre os incrementos correntes mensais e as variáveis climáticas indicaram que o fotoperíodo e as temperaturas mínima, média e máxima são as que mais afetaram o desenvolvimento de P. taeda, enquanto que temperaturas mínima e média foram as que exerceram maior efeito sobre o crescimento de A. angustifolia.

 

doi: 10.4336/2010.pfb.30.62.165

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Biografia do Autor

Sebastião do Amaral Machado, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor, Engenheiro Florestal, Atualmente é Professor Sênior da Universidade Federal do Paraná e Assessor/Consultor do Fundação Araucária de Apoio ao Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.

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Publicado

26-10-2010

Como Citar

MACHADO, Sebastião do Amaral; FIGURA, Marco Aurélio; SILVA, Luís César Rodrigues da; MENDES NASCIMENTO, Rodrigo Geroni; QUIRINO, Sandra Mara dos Santos; TÉO, Saulo Jorge. Dinâmica de crescimento de plantios jovens de Araucaria angustifolia e Pinus taeda. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 165, 2010. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/170. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Notas Científicas

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