Danos causados por diferentes níveis de desfolha artificial para simulação do ataque de formigas cortadeiras em Pinus taeda e Eucalyptus grandis

Autores

  • Wilson Reis Filho Epagri
  • Franciele dos Santos Faculdades Integradas Espíritas
  • Priscila Strapasson Universidade Federal do Paraná, Departamento de Zoologia
  • Mariane Aparecida Nickele Universidade Federal do Paraná, Departamento de Zoologia

Palavras-chave:

Níveis de dano, plantios florestais, pragas florestais.

Resumo

A desfolha artificial permite mensurar a intensidade do dano devido à desfolha causada por insetos. No presente estudo, buscou-se avaliar os danos causados por formigas cortadeiras em plantios de Pinus taeda e Eucalyptus grandis com 30 dias de idade. Foi estabelecida uma classificação baseada em níveis de desfolha semelhantes aos causados por formigas cortadeiras. Para P. taeda, os níveis foram: N1: 50%, N2: 75%, N3: 100% e N4: 100% de desfolha, incluindo o corte do meristema apical. Para E. grandis, os níveis foram N1: 50%, N2: 75% e N3: 100% de desfolha, incluindo o corte do meristema apical. Após um ano, as mudas de P. taeda tiveram perdas em altura e diâmetro nos níveis de N2 a N4. Mudas de P. taeda desfolhadas no nível N4 apresentaram perdas de 37,0% em altura e 45,4% em diâmetro. As mudas de E. grandis apresentaram perdas aos três meses de idade, sendo estas proporcionais à intensidade de desfolha. Após um ano, verificaram-se perdas de 13,3% em altura e 20% em diâmetro, nas plantas de P. taeda que tiveram 100% de desfolha. Plantas de P. taeda foram mais prejudicadas pela simulação do ataque de formigas cortadeiras do que as de E. grandis.

doi: 10.4336/2011.pfb.31.65.37

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Reis Filho, Epagri

Embrapa Florestas - Lab de Entomologia

Downloads

Publicado

24-03-2011

Como Citar

REIS FILHO, Wilson; SANTOS, Franciele dos; STRAPASSON, Priscila; NICKELE, Mariane Aparecida. Danos causados por diferentes níveis de desfolha artificial para simulação do ataque de formigas cortadeiras em Pinus taeda e Eucalyptus grandis. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 37, 2011. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/175. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.