Dinâmica da distribuição diamétrica de povoamentos de Pinus taeda, na região de Caçador, SC
DOI:
https://doi.org/10.4336/2011.pfb.31.67.183Palavras-chave:
Estrutura horizontal, Função de densidade probabilística, Teste de aderência de Kolmogorov-SmirnovResumo
O objetivo deste trabalho foi ajustar as funções de densidade probabilísticas (fdp´s) Normal e SB de Johnson, para descrever as mudanças, com a idade, na estrutura diamétrica de povoamentos de Pinus taeda L., na região de Caçador, SC. Os dados utilizados foram provenientes de parcelas temporárias e permanentes, com idades variando de 5 a 11,9 anos, agrupadas em classes com intervalos de 1 ano. Foram ajustadas as fdp´s e obtidas as estimativas dos parâmetros de assimetria e curtose. Por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov, verificou-se que, para as idades de 5 a 7,9 anos, as fdp´s Normal e SB de Johnson não apresentaram aderência satisfatória. As fdp´s SB de Johnson e Normal apresentaram melhor aderência para as idades de 8 a 9,9 e 10 a 11,9 anos, respectivamente. Utilizando a fdp Normal para analisar a dinâmica da distribuição diamétrica, verificou-se um deslocamento das curvas de distribuição diamétrica para a direita, um "achatamento" e um "alargamento" destas curvas ao longo dos anos. A assimetria foi negativa para todas as idades, exceto para as idades de 8 a 8,9 anos. A curtose foi leptocúrtica para todas as idades, e platicúrtica para as idades de 8 a 8,9 anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Saulo Jorge Téo, Samara Pozzan da Rocha, Aline Cristina Bortoncello, Rafaela Antunes Paz, Reinaldo Hoinacki da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.