Influência do solo na dimensão dos traqueídeos e densidade da madeira em Pinus caribaea var. hondurensis
DOI:
https://doi.org/10.4336/2011.pfb.31.66.93Palavras-chave:
Fertilidade do solo, Física do solo, Silvicultura, Pinheiros tropicais, Anatomia da madeira, Qualidade da madeiraResumo
O conhecimento da qualidade da madeira em relação aos diversos locais de plantio é de fundamental relevance importância no atual mercado madeireiro. Sendo as espécies tropicais de pinheiro alvo de poucos estudos relacionados à influência so solo na qualidade da madeira, objetivou-se caracterizar a dimensão dos traqueídeos e da densidade da madeira de Pinus caribaea var. hondurensis, bem como correlacionar estas variáveis com atributos dos solos de diferentes sítios. Assim, discos retirados ao diâmetro à altura do peito (DAP) compuseram duas amostras radiais em cada uma das quatro árvores dominantes retiradas em quatro diferentes sítios. Foram feitas medições da densidade da madeira desde o anel correspondente ao terceiro ano de idade até os 11 anos e a medições das dimensões dos traqueídeos nos anéis correspondentes à s idades de 4, 8 e 11 anos. O solo, coletado na projeção de copa de cada árvore, foi analisado química e fisicamente em diferentes camadas. A dimensão dos traqueídeos e a densidade da madeira mostraram estabilização entre 8 e 11 anos de idade. Além disto, as dimensões dos traqueídeos variaram entre sítios, mas sem apresentar padrão de variação em relação aos diferentes atributos dos solos nos diferentes sítios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.