Quebra de Dormência de Sementes de Erythrina crista-galli
Palavras-chave:
Corticeira-do-banhado, escarificação, germinação, armazenamentoResumo
Erythrina crista-galli L., Fabaceae, conhecida por corticeira-do-banhado, é uma árvore de porte médio, fixadora de nitrogênio, ocorrendo em vários biomas brasileiros, em terrenos alagadiços. Seu cultivo tem interesse para fins ornamentais e restauração ambiental. Informações sobre dormência tegumentar de suas sementes são conflitantes e imprecisas; por isso, o presente trabalho teve por objetivo verificá-la e, em caso positivo, definir métodos para a superação. O estudo foi composto por dois experimentos, usando lotes de sementes coletadas em datas diferentes. As sementes passaram por tratamentos de escarificação química (ácido sulfúrico comercial padrão ACS, d=1,84 g/cm³) e térmica (água quente). Os resultados demonstraram alta germinação sob escarificação química (até 95 %) e menor com escarificação térmica (máximo de 43 %); as testemunhas apresentaram germinação entre 2 % e 13 %, confirmando a ocorrência de dormência tegumentar. Recomenda-se, para sua superação em lotes com histórias equivalentes aos deste trabalho (sementes com três a 27 meses após a coleta), a imersão em ácido sulfúrico comercial por 30 minutos. Constatou-se, também, que as sementes conservam totalmente seu poder germinativo após armazenamento por 27 meses em saco de papel em câmara fria (5 °C e 98 % de umidade relativa do ar).Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.