Levantamento e Conservação da Mastofauna em um Remanescente de Floresta Ombrófila Mista, Paraná, Brasil
Palavras-chave:
Mamíferos, inventário, conservação, espécies ameaçadas, Floresta com Araucária.Resumo
A Floresta Ombrófila Mista (FOM), também denominada Floresta com Araucária, recobria 37% da superfície do Paraná, mas hoje resta, nesse Estado, menos de 1% deste ecossistema florestal em estádio avançado de regeneração. Assim, o principal objetivo do presente estudo é contribuir com o conhecimento e a conservação da mastofauna paranaense, sobretudo das espécies que ocorrem na FOM. O trabalho de campo foi conduzido na área da Embrapa Florestas (25º19´ S - 49º09´ W), que possui 301 ha, dos quais 105 ha são recobertos por FOM primária alterada e os 196 ha restantes o são por vegetação secundária e por plantios monoespecíficos de espécies florestais. Os registros de mamíferos foram realizados duas vezes por semana entre abril de 2003 e fevereiro de 2004, por meio de métodos diretos e indiretos que incluíram registros visuais, análise de vestígios, coleta de animais mortos, caçados ou atropelados, entrevistas e trabalho museológico. Juntas, estas técnicas revelaram a presença de 27 espécies de mamíferos, um número subestimado, uma vez que as espécies de pequeno porte foram subamostradas. Entretanto, a presença de espécies raras e/ou ameaçadas na área de estudo, como Cabassous tatouay, Mimon bennettii, Leopardus triginus, L. wiedii e Mazama spp., reforçam a importância de pequenos remanescentes florestais para a conservação dos mamíferos da FOM do Estado do Paraná.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.