Efeito do Fogo nas Características Químicas e Biológicas do Solo no Sistema Agroflorestal da Bracatinga
Palavras-chave:
Revegetação, sustentabilidade, carbono na biomassa microbiana, nutrientes.Resumo
Avaliou-se o efeito do fogo nas características químicas e biológicas do solo no sistema agroflorestal tradicional da bracatinga (Mimosa scabrella Bentham). A queima dos resíduos da exploração é utilizada para regenerar o bracatingal, como forma de controlar as plantas invasoras e facilitar a implantação de lavouras. Os tratamentos consistiram no uso e não uso do fogo e mata nativa como testemunha. O período amostrado foi entre maio de 2002 e agosto de 2003, onde foram analisadas variáveis químicas e biológicas do solo, em diferentes períodos. A queima dos resíduos da colheita da bracatinga aumenta inicialmente a concentração dos nutrientes, principalmente do fósforo, nas camadas de 1 a 2 cm e influenciam a quantidade de carbono da biomassa microbiana, no primeiro ano. A manutenção da cobertura vegetal de bracatinga em sistema agroflorestal tradicional, sem o uso do fogo, controla a erosão e mantém os nutrientes no solo, melhorando a sustentabilidade desta atividade florestal.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.