Patogenicidade de Isolados de Fusarium spp. e Phytophthora palmivora Associados com a Podridão do Estipe da Pupunheira no Paraná

Autores

  • Sandro Alex Rosa Alves Colégio Estadual Romário Martins
  • Álvaro Figueredo dos Santos Embrapa Florestas
  • Dauri José Tessmann Universidade Estadual de Maringá
  • João Batista Vida Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Bactris gasipaes, patogenicidade, Fusarium spp.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar a patogenicidade de isolados de Fusarium spp. e Phytophthora palmivora associados com a podridão do estipe da pupunheira. Quatro isolados de P. palmivora e 15 de Fusarium spp. foram inoculados em caules com ferimentos, usando-se um disco de micélio-ágar como inóculo. A avaliação consistiu naobservação dos sintomas de amarelecimento e morte da folha bandeira e folhas externas. Os resultados mostraram que P. palmivora causou danos mais severos do que Fusarium spp, e que ocorrem diferenças na agressividade dos isolados desses patógenos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ALVES, Sandro Alex Rosa; SANTOS, Álvaro Figueredo dos; TESSMANN, Dauri José; VIDA, João Batista. Patogenicidade de Isolados de Fusarium spp. e Phytophthora palmivora Associados com a Podridão do Estipe da Pupunheira no Paraná. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 52, p. 133, 2011. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/218. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Notas Científicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.