Produção de Palmito de Pupunheira (Bactris gasipaes Kunth) sob Diferentes Densidades de Plantio

Edinelson José Maciel Neves, Álvaro Figueredo dos Santos, Osmir José Lavoranti, Emerson Gonçalves Martins

Resumo


No Estado do Paraná, a região litorânea apresenta-se como potencial ao plantio da pupunheira para palmito, devido as suas condições climáticas serem favoráveis ao desenvolvimento da espécie. Nessa região, no final de 2004, o número de mudas plantadas de pupunha para a produção de palmito, em pequenas propriedades rurais, girava em torno de um milhão, o eqüivalente a uma área plantada de 200 ha. Esse fato credencia a espécie como alternativa de produção sustentável e economicamente viável, à medida que as populações naturais de juçara (Euterpe edulis) vão se esgotando. Este trabalho teve como objetivo avaliar, aos 24 e 39 meses de idade, a produção de creme de palmito e de vidros com palmito em toletes, em rodelas e em picados, em plantios submetidos a diferentes densidades de plantas e classes de solo. Para tanto, em março de 2001, foram instaladas duas áreas experimentais localizadas nos km 7 e km 10 da estrada Alexandra-Matinhos, Município de Paranaguá, PR. O delineamento estatístico usado foi o de blocos ao acaso com parcelas de 100 plantas, quatro tratamentos e seis repetições. Os tratamentos foram constituídos pelos seguintes espaçamentos/densidade de plantas: 3 m x 1 m (3.333 plantas/ha); 2 m x 1 m (5.000 plantas/ha); 1 m x 1 m x 1,5 m (6.666 plantas/ha) e 1 m x 1 m x 2 m (8.000 plantas/ha). Os resultados obtidos permitiram concluir que: (i) a produtividade de creme de palmito de pupunheira, de vidros com palmito em toletes, em rodelas e em picados aumenta em função do número de plantas por hectare; (ii) a realização de novos cortes nas áreas trabalhadas permitirão definir a densidade ideal de plantas por hectare para a produção de creme de palmito. 

Palavras-chave


Pupunha, palmito, Paraná

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2011

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional