Propriedades Ecofisiológicas e Produtivas como Ferramenta para Melhoramento Genético de Erva-Mate (Ilex paraguariensis St. Hil.)
Palavras-chave:
Condutância estomática, fotossíntese, herdabilidade, transpiração, valor genético.Resumo
O trabalho teve por objetivos estimar parâmetros genéticos para 59 progênies de meios-irmãos de erva-mate, por ocasião da poda de formação, bem como avaliar propriedades ecofisiológicas para quatro progênies (P15, P18, P41 e P47) e duas testemunhas (P61 e P62) componentes de um teste combinado de procedências e progênies em Erechim, RS. As propriedades ecofisiológicas (condutância estomática (gs) - mol m-2s-1, fotossíntese liquida (A) - μmol CO2 m- 2s- e transpiração (E) -mmol H2O m-2s-1) foram medidas durante um ano (de setembro de 2002 a agosto de 2003) em cinco épocas. Os componentes de variâncias, parâmetros genéticos e fenotípicos e valores genéticos (para dados de massa foliar coletados em poda de formação) foram obtidos através do programa genético - estatístico "SELEGEN - REML/BLUP". A análise de parâmetros ecofisiológicos mostrou a sazonalidade de respostas, tornando-a importante na avaliação. A sazonalidade de troca gasosa acompanha a ocorrência de paradas e ondas de crescimento da erva-mate. As progênies P18 e P47, classificadas quanto ao valor genético, em quinto e 23o lugar, respectivamente, apresentaram maior A, maior economia de água (menor E com maior A) e maior sobrevivência, quando comparadas com P15 e P41, que ocuparam a 23a e a 40a posição, respectivamente. Com herdabilidade individual no sentido restrito de 22,7%, é necessário recorrer a métodos de seleção que utilizem, simultaneamente, as informações do indivíduo e da média de sua família, para melhorar o peso de massa foliar em planta de erva-mate. Houve coerência entre respostas genéticas na análise de massa foliar e análise ecofisiológica, o que sugere avaliar componentes ecofisiológicos acompanhando a avaliação de massa foliar ou/e massa total, no processo de seleção e melhoramento genético da erva-mate.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.