Eficiência do Delineamento Experimental e Capacidade de Teste no Melhoramento Genético da Erva-Mate (Ilex paraguariensis St. Hil.)

Autores

  • José Alfredo Sturion Embrapa Florestas
  • Marcos Deon Vilela de Resende Embrapa Florestas

Palavras-chave:

Variabilidade espacial, correlação genética, coeficiente de correlação intraclasse na parcela

Resumo

A seleção de plantas perenes é efetuada com base no ordenamento dos valores genéticos dos indivíduos candidatos à seleção, obtidos a partir de seus valores fenotípicos, os quais são mais precisos quanto maior  for o controle da heterogeneidade ambiental. Assim, o presente trabalho teve por objetivos estudar: 1) a capacidade do teste e a eficiência do delineamento  experimental em termos de controle local, por meio da  significância do teste F de Snedecor para efeito de  blocos; 2) a variabilidade espacial dentro dos blocos  por meio do coeficiente de correlação intraclasse entre  indivíduos de uma mesma parcela (c2); e 3) a  interação genótipo x ambiente dentro do sítio pelo  coeficiente de correlação genética entre repetições. Os  dados referem-se ao peso de massa foliar obtida aos seis anos de idade, por ocasião da terceira poda, em  um teste com 141 progênies de meios-irmãos de  erva-mate (Ilex paraguariensis var. paraguariensis),  instalado na região de Ivai - PR, no delineamento de blocos ao acaso com dez repetições e parcelas lineares com seis plantas, no espaçamento de 3 x 2 m. Devido a significância do teste F entre blocos e o baixo valor    para c2 (0,0799), conclui-se que, tanto o delineamento  utilizado, como a capacidade do teste,   foram eficientes. Já o ganho genético corrigido para o peso de massa foliar acusou uma perda de 3,48% em função da interação genótipo x ambiente dentro do  sítio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

STURION, José Alfredo; RESENDE, Marcos Deon Vilela de. Eficiência do Delineamento Experimental e Capacidade de Teste no Melhoramento Genético da Erva-Mate (Ilex paraguariensis St. Hil.). Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 50, p. 3, 2011. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/236. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.