Insetos Associados ao Enrolamento Foliar de Tabebuia spp. em Viveiros e na Arborização Urbana de Curitiba
Palavras-chave:
Ipê-amarelo, folha, pragaResumo
Alguns ipês (Tabebuia alba, T. chrysotricha e T. heptaphylla) apresentam folhas jovens deformadas, na forma de enrolamento foliar, em viveiros e na arborização urbana. Uma avaliação foi feita em plantas destas espécies, com idade variando entre 1 mês e 3 anos, no Viveiro Municipal da Barreirinha e em árvores da arborização urbana da cidade de Curitiba, PR. Coletaram-se galhos apicais com sintomas, em cada planta, para a identificação dos insetos associados. Foram encontrados, associados à s folhas deformadas, insetos pertencentes à s ordens Coleoptera, Hymenoptera, Hemiptera e Diptera. No entanto, foi constatado que o enrolamento do lombo foliar do ipê é provocado por Trioza tabebuiae (Hemiptera: Psylloidea).Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.