Relações hipsométricas de ecossistemas de mopane Colophospermum mopane em Mabalane, Província de Gaza, Moçambique
Palavras-chave:
Ajuste de modelos, Altura das árvores, Parcelas permanentesResumo
Este trabalho teve como objectivo comparar o ajuste dos modelos hipsométricos de Trorey, Henricksen, Stoffels e Curtis nos ecossistemas de mopane (Colophospermum mopane), com base nos dados de parcelas permanentes estabelecidas em Mabalane, Província de Gaza-Moçambique. Foram determinadas as estatísticas de ajustes, coeficiente de determinação (R2%) e erro padrão da estimativa (Syx%). Fez-se validação do ajustes das equações através do teste Qui-quadrado e análise gráfica de resíduos, ambas satisfatórias para todos os modelos. Os resultados mostraram que o modelo de Stofels teve o melhor ajuste com (R2aj%) de 49,92 e erro padrão da estimativa (Syx%) de 17,97.
doi: 10.4336/2011.pfb.31.66.155
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.