Relações hipsométricas de ecossistemas de mopane Colophospermum mopane em Mabalane, Província de Gaza, Moçambique

Autores

  • Jacob Miguel Bila Instituto de Investigação Agrária de Moçambique

Palavras-chave:

Ajuste de modelos, Altura das árvores, Parcelas permanentes

Resumo

Este trabalho teve como objectivo comparar o ajuste dos modelos hipsométricos de Trorey, Henricksen, Stoffels e Curtis nos ecossistemas de mopane (Colophospermum mopane), com base nos dados de parcelas permanentes estabelecidas em Mabalane, Província de Gaza-Moçambique. Foram determinadas as estatísticas de ajustes, coeficiente de determinação (R2%) e erro padrão da estimativa (Syx%). Fez-se validação do ajustes das equações através do teste Qui-quadrado e análise gráfica de resíduos, ambas satisfatórias para todos os modelos. Os resultados mostraram que o modelo de Stofels teve o melhor ajuste com (R2aj%) de 49,92 e erro padrão da estimativa (Syx%) de 17,97.

doi: 10.4336/2011.pfb.31.66.155

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacob Miguel Bila, Instituto de Investigação Agrária de Moçambique

Engenheiro florestal, graduado pela Universidade Eduardo Mondlane, de nacionalidade  Moçambicana, M.S.c. em Manejo Florestal pela UFPR-Curitiba/Brasil. Investigador do IIAM- Moçambique

Downloads

Publicado

17-06-2011

Como Citar

BILA, Jacob Miguel. Relações hipsométricas de ecossistemas de mopane Colophospermum mopane em Mabalane, Província de Gaza, Moçambique. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 31, n. 66, p. 155, 2011. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/252. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Notas Científicas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.