Sucessão ecológica de um trecho de Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas, Carauari, Amazonas
Palavras-chave:
Amazônia, Florística Grupos, ecológicosResumo
O presente trabalho foi realizado em um trecho de Floresta Ombrofila Densa de Terras Baixas no Municipio de Carauari, Amazonas, tendo como objetivo estimar a composicao floristica do estrato arboreo e classificar as especies nos respectivos grupos ecologicos, a fim de se obter informacoes sobre a atual situacao do fragmento florestal, para embasar estrategias de conservacao e preservacao, bem como embasar a formulacao de pesquisas que visem a disseminacao do conhecimento e sua aplicacao na producao sustentavel. O inventario florestal foi realizado em uma area de 275 ha, cortada por tres transectos (822 m, 1.265 m e 2.349 m), totalizando 4.436 m. Foram instaladas parcelas de 20 m x 25 m, equidistantes a cada 50 m e intercaladas a direita e a esquerda da linha do transecto, totalizando 66 unidades amostrais. Foram identificados e medidos todos os individuos arboreos que apresentaram circunferencia a 1,30 m do solo (CAP) ≥ 25 cm. Registraram-se 3.050 individuos, distribuidos em 133 especies, 93 generos e 49 familias. Quanto a classificacao sucessional, as especies de inicio de sucessao (pioneiras + secundarias iniciais) foram em maior numero, demonstrando caracteristicas de uma floresta em estagio inicial no desenvolvimento sucessional.
doi: 10.4336/2011.pfb.31.67.161
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.