Modelos volumétricos para Pinus tropicais, em povoamento homogêneo, no Estado de Rondônia

Autores

  • Allan Libanio Pelissari Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Luciano Rodrigo Lanssanova Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Ronaldo Drescher Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.4336/2011.pfb.31.67.173

Palavras-chave:

Volume, Equações volumétricas, Análise de tronco

Resumo

Este trabalho teve como objetivo ajustar modelos volumétricos para Pinus tropicais, em povoamento homogêneo, no Município  de Vilhena, RO. Para a coleta de dados, foram derrubadas 20  árvores de Pinus caribaea var. hondurensis e 10 de Pinus  tecunumanii, sendo coletados discos em posições fixas de 0,20  m; 0,70 m; 1,30 m e em distâncias de um metro ao longo do  fuste, para a posterior contagem e mensuração dos anéis de crescimento nas idades de 4 a 12 anos. Foram ajustados oito modelos volumétricos e o critério de seleção considerou os  resultados do erro padrão da estimativa, coeficiente de determinação ajustado, teste F, significância dos coeficientes de regressão, desvio médio, desvio-padrão das diferenças, soma de quadrados do resíduo relativo, resíduo percentual e a análise  ráfica dos resíduos. Os modelos de Näslund modificado e Spurr apresentaram, respectivamente, o melhor ajuste para a estimativa do volume nos povoamentos de Pinus caribaea var. hondurensis, submetido ao primeiro desbaste, e Pinus  tecunumanii, com idades entre 4 e 12 anos, em Vilhena, RO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Libanio Pelissari, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em engenharia florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é mestrando, bolsista CAPES, do Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais pela UFMT.

Luciano Rodrigo Lanssanova, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em engenharia florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é mestrando, bolsista CAPES, do Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais pela UFMT.

Ronaldo Drescher, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso

Downloads

Publicado

22-08-2011

Como Citar

PELISSARI, Allan Libanio; LANSSANOVA, Luciano Rodrigo; DRESCHER, Ronaldo. Modelos volumétricos para Pinus tropicais, em povoamento homogêneo, no Estado de Rondônia. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 173, 2011. DOI: 10.4336/2011.pfb.31.67.173. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/270. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.