Estimativa da resistência e rigidez da madeira de Eucalyptus grandis por meio de onda ultrassonora
Palavras-chave:
Ensaio não destrutivo, Módulo de elasticidade, Módulo de rupturaResumo
O presente estudo objetivou avaliar o uso da constante elástica dinâmica obtida no ensaio não destrutivo, como parâmetro para estimativa das propriedades mecânicas de rigidez e resistência da madeira de Eucalyptus grandis. Para isto, utilizou-se um emissor de ondas ultrassônicas, o qual teve sua sensibilidade avaliada através da comparação com os valores obtidos no ensaio destrutivo de flexão estática. Os resultados evidenciam que a constante elástica dinâmica pode ser utilizada para inferência não destrutiva da rigidez e resistência da madeira de Eucalyptus grandis, entretanto com ressalvas, pois os ajustes observados foram relativamente baixos, com R²aj. de 0,25 e 0,39, respectivamente.
doi: 10.4336/2012.pfb.32.69.109
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.