Avaliações de sítio e produtividade em plantios de Eucalyptus urograndis com 3 anos de idade em São Paulo, Brasil

Autores

  • Guilherme de Castro Andrade Embrapa Florestas
  • Itamar Antonio Bognola Embrapa Florestas
  • Antonio Francisco Jurado Bellote Embrapa Florestas
  • Luziane Franciscon Embrapa Florestas
  • Maarten Johannes Waterloo University Amsterdam, Department of Hydrology and Geo-Environmental Sciences, Faculty of Earth and Life Sciences
  • Leendert Adriaan Bruijnzeel University Amsterdam

DOI:

https://doi.org/10.4336/2011.pfb.31.68.331

Palavras-chave:

Plantação florestal, Biomassa, Serapilheira Fertilidade do solo, Resistência do solo

Resumo

No Brasil os plantios florestais ocupam 7 milhões de hectares que correspondem a 1% do território (68% com plantações de Eucalyptus e 25% com Pinus) O objetivo desse trabalho foi avaliar plantios de Eucalyptus urograndis. Estoques elevados de Ca e Mg no solo, sugerem uma lixiviação do calcário. A resistência do solo até os 60 cm de profundidade na linha de plantio foi menor do que na entrelinha, indicando que a subsolagem foi eficiente. Os valores de resistência do solo foram mais altos na entrelinha, distante 1 m da linha de plantio, até os 20 cm de profundidade, provavelmente pelo aumento da compactação na preparação da área. A biomassa da copa das árvores diferiu entre as classes de DAP, justificando o uso de equação para a sua estimativa. A variação observada para área basal não refletiu em diferenças de densidade da madeira. A densidade da madeira de 0,37 g cm-3 foi menor do que a de plantios com 7 anos. A remoção da casca no campo aumentou o suprimento de nutrientes entre 8% e 11%. A colheita da madeira aos 3 anos não resultou numa exportação significativa, indicando que o manejo apropriado dos plantios, pode contribuir para a sustentabilidade florestal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-11-2011

Como Citar

ANDRADE, Guilherme de Castro; BOGNOLA, Itamar Antonio; BELLOTE, Antonio Francisco Jurado; FRANCISCON, Luziane; WATERLOO, Maarten Johannes; BRUIJNZEEL, Leendert Adriaan. Avaliações de sítio e produtividade em plantios de Eucalyptus urograndis com 3 anos de idade em São Paulo, Brasil. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 331, 2011. DOI: 10.4336/2011.pfb.31.68.331. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/273. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.