Avaliação de clones de Eucalyptus em diferentes locais visando à produção de carvão vegetal
Palavras-chave:
Bioenergia, Biomassa, Qualidade da madeiraResumo
Os objetivos desse trabalho foram avaliar a qualidade da madeira e do carvão vegetal de três clones de Eucalyptus plantados em diferentes locais e verificar a relação funcional existente entre a densidade básica e a profundidade de penetração do pino do Pilodyn. Foram avaliados três clones de Eucalyptus e amostradas quatro árvores por clone em cada local. Determinou-se a profundidade de penetração de um pino de aço do Pilodyn a 1,30 m de altura do solo (DAP), a densidade básica média (DBm), a densidade básica no DAP, o poder calorífico superior e os teores de lignina, extrativos totais, cinzas, holocelulose e a análise química elementar (C, H, N e O). A madeira foi carbonizada e o carvão produzido foi avaliado quantitativamente e qualitativamente. Na avaliação das características da madeira, utilizou-se um DIC em um esquema fatorial 3 x 2. Foi ajustado um modelo linear entre a DBm e a profundidade de penetração do pino do Pilodyn. Foi possível concluir que os clones apresentaram potencial para o uso energético. O carvão vegetal produzido pode ser utilizado na siderurgia. O modelo linear ajustado entre a DBm e a penetração do pino do Pilodyn mostrou-se satisfatório.
doi: 10.4336/2011.pfb.31.68.319
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.