Manejo de araucaria angustifolia pelo quociente de Liocourt em propriedade rural no Município de Painel, SC
Palavras-chave:
Manejo florestal sustentado, Floresta ombrófila mista, Inventário florestalResumo
O objetivo deste trabalho foi calcular o quociente de Liocourt em floresta natural com 50 hectares de Araucaria angustifolia. A distribuição diamétrica se comportou como o previsto para florestas nativas, gerando uma curva de distribuição semelhante a um J-invertido. A floresta apresentou 456 árvores de araucária por hectare com diâmetro à altura do peito (DAP) acima de 10 cm e área basal de 24,64 m² ha-1. O valor do quociente "˜q´ de Liocourt foi de 1,3, podendo-se realizar a retirada de 54 árvores por hectare para um diâmetro de 40 cm, com redução de 2,70 m² ha-1 de área basal ou 135 m² para o total da área e 34 árvores por hectare, para um diâmetro de 50 cm e uma redução de 1,9 m² ha-1 ou 95 m² total de área basal. Considerando-se somente as classes comerciais (DAP ≥ 40 cm) esta retirada representa uma redução de 9,5% em área basal para o diâmetro de 40 cm e de 6,9% para o diâmetro de 50 cm.
doi: 10.4336/2012.pfb.32.70.111
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.