Doenças em eucaliptos destinados à produção de energia na região Sul do Brasil
Palavras-chave:
Eucalyptus, Patógenos, Proteção florestalResumo
O eucalipto é o segundo gênero florestal mais plantado na região Sul do Brasil, para a produção de celulose, papel e energia. A expansão contínua dos plantios comerciais de eucalipto na região Sul do Brasil tem levado ao aumento na incidência e severidade de doenças. O presente trabalho discute a ocorrência e a distribuição de doenças do eucalipto nessa região, as espécies suscetíveis e os agentes causais. Estratégias de controle como o mapeamento de áreas de risco, o uso de material genético resistente e o controle químico são medidas adequadas para minimizar os impactos negativos na produção de madeira para energia. As doenças, em especial a ferrugem do eucalipto, que reduzem a produtividade e a qualidade da madeira foram consideradas as mais importantes e que devem ser controladas.
doi: 10.4336/2011.pfb.31.68.373
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.