Caracterização espectroscópica (RPE e DRIFT) das frações húmicas durante a compostagem de lodo de fábrica de papel e serragem

Autores

  • Claudia Maria Branco de Freitas Maia Embrapa Florestas
  • Cristiane Regina Budziak Fukamachi Universidade Tecnologica Federal do Parana, Coordenação de Química
  • Alessandro Piccolo Università di Napoli Federico II, Dipartimento di Scienze del Suolo
  • Antonio Sálvio Mangrich Universidade Federal do Paraná, Departamento de Química

DOI:

https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.70.01

Palavras-chave:

Substâncias húmicas, UV-vis, Humificação

Resumo

The spectroscopic characteristics (DRIFT, UV-visible and EPR) of As características espectroscópicas (DRIFT, UV-visível e RPE) das frações húmicas foram estudadas durante a compostagem de serragem e lodo de fábrica de papel. A espectroscopia de infravermelho (DRIFT) revelou um composto rico em hidroxilas, carboxilatos, alquilas e carboidratos. A fração alifática está concentrada nos ácidos húmicos e na humina. A diminuição da razão E4/E6 durante a compostagem indica um aumento de cadeias orgânicas com ligações duplas conjugadas. Esta redução corresponderia a uma diminuição do teor de lignina e/ou a formação de porfirinas. O RPE mostrou que a humina apresenta a concentração mais alta de radicais livres e a menor concentração de Fe3+ livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-06-2012

Como Citar

MAIA, Claudia Maria Branco de Freitas; FUKAMACHI, Cristiane Regina Budziak; PICCOLO, Alessandro; MANGRICH, Antonio Sálvio. Caracterização espectroscópica (RPE e DRIFT) das frações húmicas durante a compostagem de lodo de fábrica de papel e serragem. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 117, 2012. DOI: 10.4336/2012.pfb.32.70.01. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/303. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.