Serragem e resíduos de frutos da Amazônia Central para produção de semente-inóculo de Panus strigellus

Autores

  • Ruby Vargas-Isla Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
  • Rogério Eiji Hanada Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
  • Noemia Kazue Ishikawa Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.70.07

Palavras-chave:

Basidiomicetos, Cogumelo comestível, Lentinus strigellus, Lentinus strigosus, Simarouba amara, Astrocaryum aculeatum

Resumo

Neste trabalho objetivou-se realizar uma triagem de resíduos de espécies florestais da Amazônia Central para o preparo da semente-inóculo do cogumelo comestível Panus strigellus. Foram testados substratos de serragem de 11 espécies florestais. Em seguida, suplementação com levedura de cerveja, farelos de cereais e resíduos de frutas regionais foram avaliados na relação serragem:suplemento (5:1 e 10:1). O crescimento micelial de P. strigellus ocorreu em todos os substratos formulados com espécies florestais da Amazônia, apresentando potencial de uso na formulação da semente-inóculo e/ou cultivo deste fungo comestível. Entre estes, o substrato formulado com serragem de Simarouba amara promoveu maior crescimento micelial (P < 0,05). A formulação de S. amara suplementado com farelo da casca de Astrocaryum aculeatum (10:1) apresentou a melhor alternativa de suplementação entre os resíduos de frutos regionais. Três tipos de embalagens para o preparo da semente-inóculo foram avaliados e o saco de polipropileno (32×45 cm) foi considerado a embalagem mais adequada. Serragem de S. amara e casca de A. aculeatum são de fácil disponibilidade na região Norte e os resultados demonstram que estes resíduos podem substituir a serragem de Eucalyptus sp. e farelo de arroz comumente utilizado no Sul e Sudeste de Brasil para a produção de semente-inóculo de cogumelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noemia Kazue Ishikawa, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e doutorado em Environmental Resources - Hokkaido University - Japão (2001). Em maio de 2010 concluiu estágio de Pós-Doutoramento no Tottori Mycological Institute - Japão. Atualmente é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Microbiologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia e fisiologia de fungos formadores de cogumelos; cultivo de cogumelos comestíveis (fungicultura), busca de novos compostos antimicrobianos de origem fúngica ou vegetal. Orienta nos programas de pós graduação em Botânica e Agricultura no Trópico Úmido do INPA.

Downloads

Publicado

13-06-2012

Como Citar

VARGAS-ISLA, Ruby; HANADA, Rogério Eiji; ISHIKAWA, Noemia Kazue. Serragem e resíduos de frutos da Amazônia Central para produção de semente-inóculo de Panus strigellus. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 123, 2012. DOI: 10.4336/2012.pfb.32.70.07. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/314. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.