Crescimento e acúmulo de cátions em plantas de moringa mantidas em solos salinos

Autores

  • Antonio Lucineudo Oliveira Freire Universidade Federal de Campina Grande
  • José Romilson Paes de Miranda Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Sumé

Palavras-chave:

Moringa oleifera, Estresse salino, Tolerância à salinidade

Resumo

Com o objetivo de avaliar os efeitos da salinidade no crescimento e acúmulo de massa seca e cátions em plantas jovens de moringa (Moringa oleifera), testaram-se quatro tipos de solos, nas condutividades elétricas (C.E.) 0,49 (controle), 4,15, 6,33 e 10,45 dS m-1. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. As plantas cresceram inicialmente em tubetes rígidos e, aos 30 dias após a emergência, foram transferidas para vasos contendo 10 kg de solo, de acordo com o tratamento de salinidade. A salinidade prejudica o crescimento inicial das plantas e acúmulo de cátions na parte aérea e nas raízes das plantas. Na fase inicial de crescimento, as plantas de moringa não inibem a absorção de Na e sua translocação para a parte aérea.

 

doi: 10.4336/2012.pfb.32.69.45

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Lucineudo Oliveira Freire, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal da Paraíba em 1987. Mestre em Fisiologia Vegetal pela UFLA em 1991 e Doutor em Produção Vegetal pela UNESP, Cmapus de Jaboticabal em 2000. Professor de Fisiologia Vegetal nos Cursos de Engenharia Florestal e Ciências Biológicas no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Patos.

Atua nas áreas de Fisiologia sob condições adversas e Ecofisiologia Vegetal.

Downloads

Publicado

21-03-2012

Como Citar

FREIRE, Antonio Lucineudo Oliveira; MIRANDA, José Romilson Paes de. Crescimento e acúmulo de cátions em plantas de moringa mantidas em solos salinos. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 32, n. 69, p. 45, 2012. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/315. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.