Programas de fomento rural no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.71.321Palavras-chave:
Fomento florestal, Programas de integração da suinocultura e aviculturaResumo
Programas de fomento ou de integração são parcerias entre indústrias e produtores rurais que têm sido utilizados desde a década de 1970 no Brasil. Estes modelos surgiram da necessidade de suprimento constante de matérias-primas advindas da produção familiar, principalmente nas atividades de fumicultura e suinocultura. No setor florestal, a maior parte desses programas surgiu na década de 1980. Atualmente, essas parcerias vêm atraindo cada vez mais produtores devido aos vários benefícios e, principalmente, à garantia de renda. Assim, esse estudo teve como objetivo analisar os principais programas de fomento e sistemas de integração rural existentes no Brasil, e comparar os benefícios de cada um. Os principais programas de fomento são os das indústrias de fumicultura, suinocultura, avicultura e os de base florestal. Verificou-se que estes programas trouxeram vantagens e benefícios aos produtores, principalmente, aquelas relacionadas à melhoria de qualidade da produção, devido à s especificações e exigências técnicas. Conclui-se que, além da especialização técnica, esses programas trazem benefícios à sociedade, uma vez que há a tendência cada vez maior dos contratos exigirem o atendimento aos requisitos legais e outras questões relacionadas aos aspectos socioambientais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.