Redução de incertezas em análise de vulnerabilidade às mudanças climáticas para Dicksonia sellowiana

Autores

  • Marcelo Brilhante de Medeiros Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
  • Mahalia Sojo Cardoso Universidade de Brasília,Departamento de Engenharia Florestal
  • Rafael Walter Albuquerque Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Florestal
  • Sérgio Eustáquio Noronha Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

DOI:

https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.75.372

Palavras-chave:

Mata Atlântica, Xaxim, Aquecimento global, Nicho ecológico

Resumo

Este estudo teve por objetivo estabelecer predições do impacto das mudanças climáticas em cenários futuros sobre Dicksonia sellowiana (Pres.) Hook, por meio de modelos de distribuição de espécies e uso de técnicas que diminuam o grau de incerteza nesse tipo de modelagem. Para a geração dos modelos foram utilizados cinco algoritmos disponíveis no programa Openmodeller. A modelagem incluiu o modelo climático HadCM3, com projeções para o ano 2050, em dois cenários de emissão de CO2: pessimista (A2) e otimista (B2). Todos os algoritmos apresentaram eficiência nas projeções para o clima atual, o que foi validado pelos valores da área sobre a curva ROC e pelo índice de Kappa. Considerando os remanescentes de habitats disponíveis para a espécie, os resultados apresentaram diferenças significativas entre as projeções de área com o clima atual e em relação às áreas em cenários climáticos futuros. Esses modelos indicaram reduções de área potencial superiores a 50% para a espécie. Mesmo considerando os valores bons e excelentes de acurácia com os dados de clima atual, a variabilidade das projeções de distribuição para o clima no futuro indica a necessidade do uso de técnicas de consenso para a redução das incertezas associadas a este tipo de modelagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Brilhante de Medeiros, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Possui graduação em Biologia pela Universidade de Brasília (1994), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2002). Atualmente é pesquisador A da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em ecologia de comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia do fogo no Cerrado, resgate e conservação de germoplasma vegetal em áreas sob impacto ambiental, fitossociologia e modelos de distribuição de espécies.

Mahalia Sojo Cardoso, Universidade de Brasília,Departamento de Engenharia Florestal

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília

Rafael Walter Albuquerque, Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Florestal

Engenheiro Florestal pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Engenharia de Tranportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)

Sérgio Eustáquio Noronha, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Mestre pela UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UnB). Atualmente é Analista da EMBRAPA - Recursos Genéticos e Biotecnologia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de Informação Geográfica (SIG), Sensoriamento Remoto, GPS e Gestão Ambiental

Downloads

Publicado

30-09-2013

Como Citar

MEDEIROS, Marcelo Brilhante de; CARDOSO, Mahalia Sojo; ALBUQUERQUE, Rafael Walter; NORONHA, Sérgio Eustáquio. Redução de incertezas em análise de vulnerabilidade às mudanças climáticas para Dicksonia sellowiana. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 299–308, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.75.372. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/372. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.