Espécies florestais e formigas cortadeiras (Hymenoptera: Formicidae) em Viçosa, Minas Gerais

Autores

  • Alexandre Arnhold Universidade Federal de Lavras, Departamento de Entomologia
  • Iris Cristiane Magistrali Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Departamento de Defesa Fitossanitária
  • Norivaldo dos Anjos Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Entomologia

DOI:

https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.74.377

Palavras-chave:

Entomologia florestal, Ninhos, Ritmo diário de forrageamento

Resumo

O objetivo deste trabalho é ampliar os registros de espécies florestais atacadas por formigas cortadeiras no município de Viçosa, Estado de Minas Gerais. Este trabalho foi realizado no Campus da Universidade Federal de Viçosa, onde se buscou formigueiros ativos que estavam cortando e carregando fragmentos de essências florestais. Foram tomadas as medidas da temperatura e umidade relativa do ar, as distâncias do olheiro ativo e do ninho até a árvore atacada e ainda o comprimento da trilha de forrageamento. Com os resultados obtidos observa-se a ocorrência de três espécies de quenquém Acromyrmex niger, A. subterraneus molestans e A. subterraneus subterraneus e duas espécies de saúva Atta sexdens rubropilosa e A. laevigata injuriando 14 espécies florestais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-02-2013

Como Citar

ARNHOLD, Alexandre; MAGISTRALI, Iris Cristiane; ANJOS, Norivaldo dos. Espécies florestais e formigas cortadeiras (Hymenoptera: Formicidae) em Viçosa, Minas Gerais. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 215–219, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.74.377. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/377. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Notas Científicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.