Espécies florestais e formigas cortadeiras (Hymenoptera: Formicidae) em Viçosa, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.74.377Palavras-chave:
Entomologia florestal, Ninhos, Ritmo diário de forrageamentoResumo
O objetivo deste trabalho é ampliar os registros de espécies florestais atacadas por formigas cortadeiras no município de Viçosa, Estado de Minas Gerais. Este trabalho foi realizado no Campus da Universidade Federal de Viçosa, onde se buscou formigueiros ativos que estavam cortando e carregando fragmentos de essências florestais. Foram tomadas as medidas da temperatura e umidade relativa do ar, as distâncias do olheiro ativo e do ninho até a árvore atacada e ainda o comprimento da trilha de forrageamento. Com os resultados obtidos observa-se a ocorrência de três espécies de quenquém Acromyrmex niger, A. subterraneus molestans e A. subterraneus subterraneus e duas espécies de saúva Atta sexdens rubropilosa e A. laevigata injuriando 14 espécies florestais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.