Espécies florestais e formigas cortadeiras (Hymenoptera: Formicidae) em Viçosa, Minas Gerais

Alexandre Arnhold, Iris Cristiane Magistrali, Norivaldo dos Anjos

Resumo


O objetivo deste trabalho é ampliar os registros de espécies florestais atacadas por formigas cortadeiras no município de Viçosa, Estado de Minas Gerais. Este trabalho foi realizado no Campus da Universidade Federal de Viçosa, onde se buscou formigueiros ativos que estavam cortando e carregando fragmentos de essências florestais. Foram tomadas as medidas da temperatura e umidade relativa do ar, as distâncias do olheiro ativo e do ninho até a árvore atacada e ainda o comprimento da trilha de forrageamento. Com os resultados obtidos observa-se a ocorrência de três espécies de quenquém Acromyrmex niger, A. subterraneus molestans e A. subterraneus subterraneus e duas espécies de saúva Atta sexdens rubropilosa e A. laevigata injuriando 14 espécies florestais.


Palavras-chave


Entomologia florestal; Ninhos; Ritmo diário de forrageamento

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.74.377



Direitos autorais 2013

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional