O cultivo da araucária para produção de pinhões como ferramenta para a conservação

Autores

  • Moeses Andrigo Danner Epagri
  • Flávio Zanette Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Zanetti Ribeiro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.72.441

Palavras-chave:

Araucaria angustifolia, Reflorestamentos de araucária, Potencial produtivo

Resumo

A madeira da araucária (Araucaria angustifolia  (Bertol.) O. Kuntze) teve grande importância econômica no Brasil, principalmente entre 1930 e 1970. O desmatamento ocasionou a redução drástica do tamanho populacional de araucária e atualmente ela integra a lista de espécies brasileiras ameaçadas de extinção. O objetivo dessa revisão foi apresentar o potencial de geração de renda do cultivo de araucária para produção de pinhões e a consequente conservação da espécie. Segundo o que se observou na literatura, o pinhão pode gerar mais renda que a madeira da araucária, quando são utilizadas técnicas de manejo adequadas. O cultivo da araucária com interesse econômico do pinhão é uma ferramenta eficaz para aumentar os plantios e diminuir a exploração das araucárias remanescentes. É necessário propor estratégias em parceria entre organizações de produtores e coletores, pesquisadores e órgãos governamentais brasileiros para desenvolver e aprimorar técnicas adequadas de manejo, processamento e comercialização do pinhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moeses Andrigo Danner, Epagri

É Engenheiro Agrônomo (2006) e Mestre em Agronomia (2009 - Bolsista CAPES) pela UTFPR, Campus Pato Branco. Professor substituto do curso de Agronomia da UTFPR, Campus Pato Branco, das disciplinas de Estatística e de Genética e Melhoramento Vegetal (de 03/2008 a 12/2009). Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal) na UFPR, Curitiba. Revisor científico da Revista Brasileira de Fruticultura. Extensionista rural da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) desde 17/06/2010. Atua nos temas: caracterização de fruteiras nativas do Sul do Brasil, manejo e melhoramento de fruteiras de caroço e caracterização da variabilidade genética de Araucaria angustifolia.

Flávio Zanette, Universidade Federal do Paraná

possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal do Paraná (1970), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Fitotecnia - Universite de Clermont II (1981). Atualmente é professor titular sênior da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Arboricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: micropropagação,propagação vegetativa, poda, dormência, morfogênese, raiz, macieira e araucária.

Juliana Zanetti Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (2011). Tem experiência na área de Biologia e Agronomia, com ênfase em Melhoramento de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: fungos entomopatogênico e causadores de doenças no milho, controle biológico, melhoramento de plantas, ferramentas moleculares no melhoramento e conservação.

Downloads

Publicado

17-12-2012

Como Citar

DANNER, Moeses Andrigo; ZANETTE, Flávio; RIBEIRO, Juliana Zanetti. O cultivo da araucária para produção de pinhões como ferramenta para a conservação. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 441, 2012. DOI: 10.4336/2012.pfb.32.72.441. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/379. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.